Hospitais estaduais do Alto Tietê terão 221 novos leitos SUS para enfrentamento ao coronavírus

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) informou que o Alto Tietê terá 221 novos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento ao coronavírus. 
Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Segundo, o Condemat, foi publicada na sexta-feira (3) a relação de hospitais estaduais que terão ampliação de leitos SUS para o enfrentamento ao coronavírus na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

No Alto Tietê, a capacidade será reforçada nas cidades de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano.

Os 221 novos leitos estão distribuídos em 177 para clínica médica, 24 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para início imediato e 20 de UTI que requer equipamento.

Em Itaquaquecetuba, o Condemat esclareceu que serão 27 leitos, sendo cinco para clínica médica, 12 de UTI imediata e 10 de UTI que requer equipamento. Todos no Hospital Geral de Itaquaquecetuba, o Santa Marcelina.

Já Mogi das Cruzes terá um total de 94 leitos. Deste total, 82 são de clínica médica e estão distribuídos no Hospital Luzia de Pinho Melo com 22 e Hospital Doutor Arnado Pezzuti Cavacalnti com 60 e mais 12 leitos de UTI imediata no Luzia.

O Condemat informou ainda que em Suzano serão 100 leitos no Hospital das Clínicas, sendo 90 para clínica médica e 10 de UTI que requer equipamento.

O consórcio destacou que essa ampliação de leitos será feita com a verba destinada pelo Ministério da Saúde para uso na Região Metropolitana de São Paulo, sendo que parte foi destinada aos municípios que possuem serviços próprios de média e alta complexidade – foram destinados R$ 4,7 milhões para dez cidades do Alto Tietê – e o restante ficou para as unidades estaduais.

Postagens mais visitadas deste blog