Itaquaquecetuba - Mamoru comemora conquistas em 2017

Em seu segundo mandato, o prefeito de Itaquaquecetuba fala sobre a crise, a contenção nas finanças e traça planos para 2018  -    Claudia Irente - http://www.portalnews.com.br/

"No primeiro mandato era tudo novidade para mim. Agora, sei exatamente o que fazer e como fazer, por isso, mesmo em meio a tantos problemas, a cidade não parou". É com esta frase que o prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PSDB), resume a diferença de estar no comando da cidade pela segunda vez. Ele foi reeleito com 103 mil votos no 1º turno.
Dr. Mamoru, como é conhecido, busca ter um contato próximo com a população nas ruas e, por onde passa, sempre é abraçado ou cumprimentado por algum munícipe; fato visivelmente notado quando inaugura algum empreendimento. 

Foi assim no dia 27 de setembro do ano passado ao receber o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que falou dele com bastante empatia, durante o anúncio do investimento de R$ 1,118 bilhão em Itaquá, por parte da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).  

Neste primeiro ano do segundo mandato, destaque para a habitação. Apenas no Conjunto Residencial Lebani foram entregues 840 unidades habitacionais em dezembro. 
Diário do Alto Tietê: Qual a análise que o senhor faz do trabalho desenvolvido pela Prefeitura no ano de 2017? 
Mamoru Nakashima: O ano de 2017 foi muito difícil para todos os municípios. O efeito "cascata" da crise nacional afetou em cheio as finanças e atrapalhou muito os projetos que seriam desenvolvidos. Tivemos que fazer uma contenção de despesas para manter os serviços funcionando, mesmo assim, conseguimos realizar importantes ações como tapa-buracos, atividades culturais, recapeamos vias, entregamos mais de 1.500 moradias, estamos regularizando outras 1.500 e o trabalho não parou, apesar da crise.
Dat: E qual a diferença percebida pelo sr. no seu primeiro e segundo mandato?
Mamoru: A diferença é que agora temos a experiência necessária para administrar as situações. No primeiro mandato era tudo novidade para mim. Agora, sei exatamente o que fazer e como fazer, por isso, mesmo em meio a tantos problemas, a cidade não parou.
Dat: E qual o seu balanço sobre as atividades, entre projetos e inaugurações da Prefeitura, neste primeiro ano do segundo mandato?
Mamoru: O destaque deste primeiro ano de segundo mandato foi a habitação. Entregamos mais de 1.500 moradias e o nosso projeto de regularização segue forte, ajudando famílias a conquistarem o documento da sua casa.
Dat: Com a votação expressiva da última eleição e diante dos problemas que enfrentou, desde os financeiros, devido à crise, até a acusação de abuso de poder econômico em que foi absolvido com seu vice, Mário Lúcio da Silva (PSDB), o Mário Charutinho, como o sr. avalia a relação com a oposição?
Mamoru: Eu sempre digo que a oposição é importante para a cidade quando feita de forma responsável, pois aponta erros que talvez não estamos vendo. Mas quando essa oposição é feita de forma perseguidora, como foi no caso da acusação, ela só prejudica o município. Na minha visão, situação e oposição, mesmo com visões diferentes, devem trabalhar juntas pelo interesse da população e não por interesse político particular.
Dat: O que o sr. pode nos adiantar de novidades para 2018?
Mamoru: 2018 será um ano totalmente diferente de 2017, vamos investir forte na melhoria da iluminação pública, recapeamento, pavimentação e tapa-buracos, melhorar as condições da saúde, abrir mais vagas em creche, melhorar as escolas, regularizar mais imóveis e realizar a tão esperada licitação do transporte público, onde iremos fazer a grande mudança na melhoria deste setor.
Dat: Algo que o sr. gostaria de ter feito em 2017 e não conseguiu? 
Mamoru: Gostaria de ter investido mais em todas as áreas, mas a crise nacional não permitiu e faltou verba.
Dat: O sr. tem tido uma forte parceria com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). O que mais o governo do Estado prometeu para Itaquá neste ano?
Mamoru: Tenho uma boa parceria com o governador Alckmin. Ele já nos ajudou bastante, teremos em 2018 as verbas do novo contrato assinado com a Sabesp e um valor muito bom proveniente do Fumefi para utilizar na recuperação das vias da cidade. Também estamos conversando sobre novos investimentos que serão feitos, mas ainda não posso revelar.
Dat: Alguma mensagem para os munícipes?
Mamoru: A mensagem que eu deixo é para acreditar num futuro melhor. 2018 será um ano diferente, um ano de recuperação do país e isso irá impulsionar os municípios. 

A população de Itaquaquecetuba pode ter certeza que não nos irá faltar dedicação e trabalho, muito trabalho, para que nossa cidade continue seguindo em frente. Feliz ano novo a todos e que Deus abençoe a vida de cada um. E deixo aqui registrado também o meu abraço e o desejo de sucesso a todos os colaboradores do jornal Dat e parabenizá-los pelo grande trabalho realizado em 2017.

Postagens mais visitadas deste blog