Poá - Prefeitura cancela Expoá 2017 - Crise do ISS foi justificativa para suspensão da festa, que atraía milhares de visitantes e centenas de expositores

Foto: Secom Poá
Fernanda Fernandes
Depois de 44 edições, a tradicional Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais de Poá (Expoá) será cancelada neste ano e substituída por uma pequena festividade para não deixar de atender os expositores da região. 
A festa foi suspensa por causa da crise financeira prestes a ocorrer na cidade devido à queda na arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS), segundo justificou a Prefeitura.
Sem dar muitos detalhes, a administração municipal informou apenas que um evento menor está sendo estudado para atender os artesãos e os orquidófilos que se prepararam durante todo o ano para a 45ª edição da Expoá.
Ao longo de mais de quatro décadas, a Festa das Orquídeas virou tradição na cidade. O evento atrai milhares de visitantes e reúne centenas de expositores de orquídeas e outras flores e plantas.
O público podia apreciar espécies raras, tinha a possibilidade de comprar as flores e até mudas para cultivar em casa, já que a comercialização também era permitida.
Todos os anos a festa também dispõe de uma comissão julgadora, que votava nas mais belas plantas. A tradicional festa atrai orquidófilos de diversos municípios, até mesmo pessoas de fora do Alto Tietê.
A Parada das Orquídeas também era a marca registrada da Expoá. As ruas da região da Praça de Eventos, onde a festa ocorria, eram palco para os desfiles com flores e alunos da rede municipal de ensino.
Além das exposições, a festividade também contava com dezenas de barracas gastronômicas com doces, salgados, massas, doces e bebidas. Os shows também eram o ponto alto e dava oportunidade para os artistas da cidade. Em edições recentes, o evento já recebeu artistas de vários estilos musicais, como Titãs, Capital Inicial, Roupa Nova, entre outros famosos.
Crise
Com a mudança na lei que rege a distribuição de ISS arrecadado no País, a festa que acontecia anualmente em setembro precisou ser cancelada, já que as primeiras quedas no Orçamento devem ser sentidas no mês que vem. A previsão é que os cofres públicos de Poá percam mais de R$ 140 milhões por mês.
A crise do ISS também fez com que a Prefeitura tomasse medidas drásticas para conter o Orçamento, cogitando até a possibilidade de fechar o Hospital Municipal Dr. Guido Guida, o único da cidade.
http://www.portalnews.com.br

Postagens mais visitadas deste blog