Melo quer aproximar Mogi e alunos para atrair empresas No retorno da viagem de negócios aos EUA, prefeito fez um balanço dos conhecimentos e expectativas futuras

Claudia Irente
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), voltou otimista da missão oficial que cumpriu, na semana passada, visitando várias cidades dos Estados Unidos, a convite do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSB), o Guti, com agenda elaborada pela Embaixada do Brasil. 
Foto: Daniel Carvalho
Melo retornou da viagem com planos de aproximar mais a Prefeitura das universidades e da iniciativa privada, a fim de, futuramente, estabelecer algum convênio - inspirado no que existe em uma das cidades que visitou -, para atrair mais empresas de tecnologia para o município. 
Além disso, Melo também citou que a administração municipal está preparando um projeto com incentivos para que os empresários invistam em Mogi, porém, que irá divulgá-lo somente em momento oportuno.
"A política deles é bem diferente da nossa, mas vou conseguir aplicar bastante coisa que aprendi na cidade. O centro de inovação de tecnologia que visitamos, por exemplo, nos passará a metodologia utilizada para aplicarmos no nosso Polo Digital, que terá sua sede física inaugurada no dia 26 de setembro", explicou. 
A agenda da viagem teve início no dia 14, onde eles pararam em Dallas. "Lá, fomos para o Centro de Operações Internacionais da American Airlines, que cuida do tráfego aéreo de toda a região, e eles vão fazer investimento de 100 milhões de dólares em Guarulhos
Depois, partimos para Washington na terça-feira e fomos para o aeroporto de Dulles. Fomos recebidos pela prefeita de Loudoun County, onde também conversamos sobre o que aquela região do condado de Fairfax, no Estado da Virgínia, fez para atrair empresas de tecnologia", descreveu.
Em seguida, a comitiva partiu para o Centro de Inovação de Tecnologia, que é semelhante ao Polo Digital mogiano, onde o prefeito conheceu a experiência do convênio com as universidades, o Poder Público e a iniciativa privada do ramo tecnológico. 
"Eles fizeram uma grande parceria para desenvolver aquela área e receber empresas. Quando precisam de mão de obra, eles contatam as universidades
É um projeto que pode acontecer em Mogi, pois isso me abriu a mente para conseguir algum benefício para os nossos estudantes", afirmou. 
Na quarta-feira, o grupo constatou no Condado de Fairfax que 58% dos trabalhadores têm o ensino superior (a média nos EUA é de 30%). 
"Isso proporciona mão de obra qualificada e treinada, para que essas empresas possam se instalar na região", expôs.
Melo e a equipe de Guarulhos também esteve junto com representantes do governo da Virgínia e conheceram a política aberta de atração de empresas. 
Posteriormente, foram para o Centro de Tecnologia da Microsoft e, após, para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial, para obterem informações de como captar recursos para investir em Mogi, via carta-consulta. 
A agenda terminou na sexta-feira, com a visita da comitiva na empresa Honeywell, que tem sede em Guarulhos e trabalha com turbos automotivos.
http://www.portalnews.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog