Itaquaquecetuba - Governo promete implantar “Ronda Maria da Penha” para proteger vítimas de violência doméstica
Comandado pelas Secretarias de Segurança Urbana e de Políticas para Mulheres, o projeto tem como finalidade a busca pelo fortalecimento das redes de prevenção à violência doméstica e o enfrentamento às violências que compõem a realidade do município, implementando a fiscalização e acompanhamento das medidas protetivas.
O trabalho será desenvolvido por seis GCM’s (Guarda Civil Municipal), sendo três por plantão. Para realizar as rondas todos os profissionais passarão por capacitação e treinamentos.
O projeto foi anunciado na última semana (dia 26 de agosto) durante um evento na Câmara Municipal. A abertura contou com uma palestra que explanou o desdobramento das ações da “Patrulha Maria da Penha” em Suzano, abordando o acompanhamento integral das medidas protetivas aplicadas às mulheres vítimas de violência doméstica.
O tema foi apresentado pela GCM Rosemary Ferreira Caxisto, coordenadora do projeto na cidade vizinha.
O evento contou com a participação da secretária municipal de Políticas para Mulheres, Fabiana da Cunha Fernandes da Costa; do comandante da GCM, Alexandre Siqueira; bem como do subcomandante da Guarda Civil Municipal de Itaquaquecetuba, Claudio Roberto da Silva e dos guardas civis do município que irão trabalhar na “Ronda Maria da Penha”.
Também marcaram presença na abertura do projeto o secretário de Segurança e Defesa Social de Suzano, Clóvis Paoletti, o comandante da GCM de Suzano, Sérgio Assis Andrade; entre outras autoridades e representantes de classe.