Bokashi - Receita de "adubo verde"
Receita de "adubo verde": o Bokashi
clique aqui e baixe em PDF o manual técnico sobre o Bokashi
![]() |
Aspecto do bokashi. |
O bokashi pode ser feito a partir de diversos farelos e tortas vegetais, tais como o farelo de trigo e o de arroz e a torta de mamona, entre outros resíduos vegetais.
Também pode ser enriquecido com farinhas animais e alguns minerais naturais. Além de servir como fonte de nutrientes para as plantas, este adubo tem uma função muito importante que é a de estimular o aumento e a diversidade de organismos que vivem no solo.
Ou seja, ele também melhora as condições de vida tanto para minhocas, gongolos e outros bichinhos que vivem na terra, quanto para microorganismos benéficos às plantas.
![]() |
O Sr. Alexandre Lopes e nosso servidor Henrique Florencio preparando o bokashi durante oficina em comemoração de nosso aniversário de 31 anos, em outubro último. |
De origem nipônica, o bokashi é muito utilizado em todo o mundo. Aqui no Brasil alguns também o chamam de "Fermento da Vida", exatamente por trazer vida ao solo. No sul do país o chamam de "adubo da independência", pois reduz (ou até mesmo extingue), a necessidade dos agricultores utilizarem adubos químicos e agrotóxicos.
O bokashi substitui perfeitamente os adubos químicos pois contém os nutrientes N, P, K, Ca, Mg e S, além de micronutrientes. E, ao contrário dos adubos químicos, fornece à planta nutrientes de forma gradual, branda e racional, pois a sua absorção não segue o processo de osmose, mas sim, através de microrganismos que se multiplicam na rizosfera das plantas.
É também um revitalizador do solo, sendo recomendado para solos cansados e fracos, ou que sofreram muito com o abuso de substâncias químicas. Também ajuda a restabelecer o equilíbrio dos organismos da terra e a quebrar o ciclo de algumas doenças e pragas.
É também um revitalizador do solo, sendo recomendado para solos cansados e fracos, ou que sofreram muito com o abuso de substâncias químicas. Também ajuda a restabelecer o equilíbrio dos organismos da terra e a quebrar o ciclo de algumas doenças e pragas.
![]() |
Em hortas de pequeno e médio portes o bokashi pode revitalizar o solo e economizar insumos na produção. |
O bokashi deve ser feito em um local coberto, abrigado do sol e da chuva, e com piso liso, para facilitar sua mistura e ensacamento. Para quem possui uma área de cultivo pequena a média, e prefere fazer uso de produtos naturais em sua horta, nada melhor. Veja como é fácil:
Misture:
3 sacos de farelo de trigo de 40 kg = 120 kg no total
2 sacos de farelo de mamona de 50 kg = 100kg no total
40 a 50 litros de água
500 ml de fermento ("EM", "Kefir" ou "Embiotic")
500 g de melaço de cana, açúcar mascavo ou cristal
Essa quantidade de componentes produz 4 receitas de bokashi ou cerca de 880 kg do adubo.
O fermento utilizado no preparo do bokashi é formado por microorganismos considerados "eficientes", que aceleram o processo de fermentação. Os fermentos que indicamos - "EM", "Kefir" ou "Embiotic" - devem ser ativados 7 dias antes do preparo do bokashi. Veja a seguir como ativar o primeiro tipo ("EM"):
200 g ou 1 copo de açúcar mascavo (também se pode utilizar melaço de cana)
200 g de "EM"
Coloca-se o açúcar no "EM", em um recipiente que possa ser fechado, completando-se a mistura com até 2 litros de água.
Mas atenção: o bokashi deve ser mantido fechado hermeticamente por 21 dias antes do uso. Depois, polvilha-se o preparado sobre o solo e aguarda-se mais um período de 15 dias para plantar no solo onde o mesmo foi aplicado, evitando danos às mudas.
Que tal utilizar um adubo orgânico em sua horta?
Nota: se você tiver alguma dúvida quanto ao preparo do bokashi, envie uma mensagem para o Sr. Alexandre Lopes no e-mail aslvet2007@hotmail.com .