Suzano Papel e Celulose terá de pagar R$ 159.375,00. Segundo Cetesb, material é corrosivo e pode causar queimaduras.

Cetesb multa empresa por emissão de 'pó branco' em Suzano

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Pó também cobriu carros (Foto: Marcos Luiz da Silva Santos / Arquivo Pessoal)
Pó também cobriu carros (Foto: Marcos Luiz da Silva Santos / Arquivo Pessoal)

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente informou nesta segunda-feira (11) que a empresa Suzano Papel e Celulose foi multada em R$ 159.375,00 por causa da emissão de um pó branco que cobriu casas, carros e vegetação dos bairros Jardim Maneira e Luzzareschi, em Suzano, nesta quarta (6). Ainda segundo a Cetesb, a empresa tem 20 dias para pagar a infração.

Na quarta-feira pasada moradores das imediações da empresa ficaram assustados com a presença do pó. Uma amostra do material foi coletada e a Cetesb informou que se tratava de óxido de cálcio em forma de pó e acrescentou que o produto é corrosivo, podendo causar queimaduras nas vias respiratórias.
A Cetesb classificou o incidente como sendo de "penalidade gravíssima". Ainda de acordo com o levantamento da companhia, "as emissões ocorreram entre 00h03 e 06h31 horas do dia 06/05/2015, sendo que as constatações nos bairros Vila Santana, Jardim Manera e Jardim Lemar  já justificam esta penalidade aplicada, porém  a Cetesb manterá inspeção em toda a região afetada de modo a acompanhar as operações adotadas pela empresa para remediar os danos causados", explicou.
Empresa
Em nota, a Suzano Papel e Celulose informou que "realizou a limpeza na região do Jardim Maneira, para onde foram deslocados caminhões-pipa contendo água de reuso".
A empresa aindas informou que "aemissão do Óxido de Cálcio na atmosfera ocorreu durante a realização da parada geral programada para manutenção nas linhas de produção, realizada uma vez ao ano e necessária para atender às normas regulamentadoras e garantir a segurança em nossas unidades", explica.
A empresa disse ainda que o problema foi corrigido Houve um desvio operacional no processo de resfriamento do forno de cal que foi rapidamente identificado e corrigido. Não há, portanto, qualquer risco de nova dispersão.
A empresa tambpem informou que está analisando como irá proceder com relação a autuação aplicada pela Cetesb.
Pó branco
Moradores dos bairros Jardim Maneira e Luzzareschi, em Suzano, ficaram assustados com o surgimento de um pó branco que cobriu casas, carros e a vegetação, entre a noite desta terça (5) e manhã de quarta-feira (6).
"Eu moro aqui há 47 anos, desde que nasci, e nunca vi uma coisa dessa. Ontem [terça] fui abrir o portão para a minha filha por volta das 23h e vi esse pó branco espalhado no quintal. Achei que algum vizinho tinha feito reforma com gesso. Hoje cedo [quarta] levei um susto ao ver que tudo estava branco", explica a professora Adriana de Almeida. Ela mora na Rua Joaquina José de Souza, no Jardim Maneira.
O enfermeiro Marcos Luiz da Silva Santos, que mora na Rua João Cunha, no Jardim Lazzareschi, também ficou preocupado. "Fui levar minha filha na escola e vi que estava tudo esbranquiçado. Telhados, a rua e os carros. Eu tenho quase certeza que isso está vindo lá da Suzano [empresa de papel e celulose] porque também tem pó branco lá na pista [SP-66]", detalha. A estrada - que liga Suzano à Mogi das Cruzes - passa bem em frente à empresa.
Poá branco cobiu a vegetação no bairro (Foto: Marcos Luiz da Silva Santos / Arquivo Pessoal)Pó branco cobriu a vegetação no bairro (Foto: Marcos Luiz da Silva Santos/Arquivo Pessoal)

Postagens mais visitadas deste blog