Mogi das Cruzes - Superintendente do DAEE detalha gravidade da crise hídrica e pede economia a agricultores

 Superintendente do DAEE detalha gravidade da crise hídrica e pede economia a agricultores

Superintendente do DAEE detalha gravidade da crise hídrica e pede economia a agricultores

O superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ricardo Borsari, traçou um panorama preocupante sobre a crise hídrica que afeta o Estado de São Paulo durante a reunião realizada nesta sexta-feira (30/01) pela manhã, na Associação dos Agricultores do Cocuera, que contou com cerca de 400 produtores rurais. Borsari foi bem claro em sua mensagem: é preciso reduzir rapidamente o consumo, sob pena de, nos próximos meses, ser necessária a adoção de medidas mais drásticas de contenção do consumo. Após a reunião, Borsari foi recebido pelo prefeito Marco Bertaiolli no gabinete e reforçou a gravidade do cenário de abastecimento.

A reunião em Cocuera contou com as presenças do secretário estadual adjunto de Agricultura, Rubens Rizek, do deputado federal Junji Abe, do deputado estadual Luis Carlos Gondim Teixeira, do diretor-geral do Semae, Marcus Melo, do secretário municipal de Agricultura, Oswaldo Nagao, além dos vereadores Juliano Abe, Pedro Komura e Sadao Sakai. No encontro, Borsari lembrou que o mês de janeiro de 2014 foi o mais seco de toda a história de medições de pluviometria existente no Estado de São Paulo, feita há 84 anos. “E o mês de janeiro de 2015 foi ainda pior, portanto estamos em uma situação muito grave”, disse, ao lado da diretora da Bacia do Alto Tietê do DAEE, Seica Ono, que também esteve na reunião.

O superintendente lembrou que a atividade agrícola consome uma quantidade significativa de água – que é captada de forma superficial, diretamente dos rios, ou por meio de poços artesianos. Borsari afirmou que os agricultores precisam reduzir de modo rápido e intenso o consumo de água, seja por meio de redução no número de irrigações, seja pela implementação de métodos que utilizam menos água. “Estamos fazendo este apelo aos produtores rurais, pois compreendemos a importância do setor. Vamos intensificar a fiscalização à retirada de água diretamente dos rios e, caso seja preciso, teremos que adotar medidas mais drásticas no futuro”, frisou.

Gabinete

Após o término da reunião no Cocuera, o superintendente Ricardo Borsari e o secretário-adjunto Rubens Rizek foram recebidos pelo prefeito Marco Bertaiolli, pelo diretor-geral do Semae, Marcus Melo, e pelo adjunto Dirceu Lorena de Meira no gabinete. O deputado federal Junji Abe também participou da reunião. Eles conversaram sobre a crise hídrica e ouviram do prefeito que Mogi das Cruzes está trabalhando para reduzir o consumo de água, por meio de uma campanha que já vem sendo divulgada: “Já reduzimos o consumo em 15% no mês de dezembro de 2014, em comparação com o mesmo mês de 2013, e agora estamos trabalhando para elevar este índice para 30%”, disse Bertaiolli. 

O prefeito mogiano comentou que, esta semana, participou da reunião realizada em São Paulo, coordenada pelo prefeito paulistano Fernando Haddad e pelo secretário estadual de Recursos Hídricos, Benedito Braga, com prefeitos de toda a Região Metropolitana. De acordo com Bertaiolli, o encontro demonstrou a gravidade da situação e uma das conclusões é de que o poder público, de uma forma geral, precisará manter canais de comunicação permanentes com a população, com total transparência.

"É um cenário preocupante e tudo indica que ele deverá se agravar nos próximos meses. Será um momento de união de esforços e na reunião desta semana ficou claro que o diálogo com a população será muito importante e necessário, pois as pessoas precisam saber o que está ocorrendo e as medidas que vem sendo tomadas", disse o prefeito. (MAS)

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog