Seca causa prejuízo aos agricultores do Alto Tietê Plantas se desenvolvem de maneira irregular e frustram produtores. Poço artesiano é uma alternativa para escapar da escassez.

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano com informações da TV Diário
A região teve chuva nos últimos dias, mas o volume ainda não é suficiente para o agricultor ficar tranquilo. A situação é crítica em vários lugares e em Mogi das Cruzeshá produtores que pararam de plantar já há várias semanas.
Mesmo chuviscando um pouco, seria preciso esperar um mês pra encher o tanque antigo. Para outro tanque, novo investimento do sítio, a água vem de um poço semi-artesiano, mas como ele é raso, não é suficiente pra irrigar os dois alqueires da propriedade. As plantas só são molhadas quando faz muito calor e há tempos o sítio não tem uma produção uniforme. Alfaces grandes e pequenas juntas são a prova de um desenvolvimento anormal por causa da seca. Na área das rúculas, o produtor também tem sofrido com a situação das plantas.
A falta de qualidade afasta os clientes. A hortelã está miúda e não agrada os feirantes. Se as vendas continuarem ruins, Jorge Hideo Nagahashi teme perder toda a produção da variedade nas próximas duas semamas. A situação pode piorar ainda mais se o tempo não mudar. “Para mim vai ter problema. Se não chover vai ter que parar”, explica o agricultor.
Em outro sítio, não se vê um canteiro verde porque o dono deixou de plantar há um mês por falta de água. O poço de 14 metros de profundidade abastece o tanque de irrigação, mas a água  foi a última que chegou do poço, em agosto.
O agricultor tenta se animar. Como tem aroado um pouco e a previsão do tempo para região é de chuva pros próximos dias, Josias Barbosa de Moraes Filho está otimista e já deixou a terra preparada pro próximo plantio. “Eu estou incorporando calcário e esterco na terra para ir recebendo essas vitaminas. Vindo chuva, ela está pronta para o plantio. Aí eu nção tenho tempo para perder”, conta.
Nesse período que está sem plantar Josias deixou de vender 900 maços de brócolis que dariam os R$ 2.000 que ele costuma ganhar nessa época do ano por semana. O prejuizo  faz o agricultor repensar o futuro e querer investir numa alternativa pra não sofrer mais. “Quero fazer um poço artesiano para que a gente ver a semente germinar e chegar ao ponto da gente colher”, conclui.
A meteorologia prevê pancadas de chuva em toda a região nesta segunda-feira (29).

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog