Alckmin responsabiliza UBSs de Mogi pela lotação do Hospital Luzia Idosa morreu à espera de socorro com ambulâncias retidas em hospitais. Nesta segunda governador participou da inauguração da ETEC de Arujá.

O governador Geraldo Alckmin esteve em Arujá na tarde desta segunda-feira (12) e disse em coletiva à imprensa que uma das causas da superlotação no Hospital Estadual Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, se dá por causa da precariedade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. “Tem muito paciente que vem para o hospital porque o hospital resolve, isso pela baixa resolutividade do atendimento primário”, diz ele.
Inauguração Etec Arujá (Foto: Tatiane Santos/G1)
Governador esteve em Arujá nesta segunda-feira,
12. (Foto: Tatiane Santos/G1)
Na quarta-feira (7), uma idosa de 75 anos morreu no Terminal Central em Mogi das Cruzes enquanto aguardava a chegada de uma ambulância para ser atendida. De acordo com a direção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), todas as 11 ambulâncias da cidade estavam paradas nos hospitais Luzia de Pinho Melo e Santa Casa de Mogi das Cruzes. O serviço alega que a falta de leitos nos hospitais matém as UTIs móveis retidas nesses locais.

Alckmin afirma ainda que esta superlotação será resolvida com a inauguração de mais dois hospitais na região. “Daqui a 15 dias será inaugurado o Hospital de Brás Cubas e do outro lado o novo hospital de Suzano”. “Como o hospital de Brás Cubas é de pequena e média complexidade vai aliviar muito. Eu acho que teremos uma boa melhora na região”, completa.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que "vem prestando um amplo atendimento à população por meio do SIS - Sistema Integrado de Saúde, que conta atualmente com 51 equipamentos de saúde, sendo 22 unidades e serviços entregues nos últimos cinco anos. Entre os equipamentos municipais de saúde estão quatro Pronto Atendimentos 24 horas equipados com raio-x (Jardim Universo, Vila Suíssa e Jundiapeba) e o Pró-Criança que, inclusive, tem atendido uma média de 20% de pacientes de outros municípios. Em 2013, foram registrados 420 mil atendimentos de urgência e emergência pelo SIS, número que supera as consultas agendadas (312 mil atendimentos de atenção básica e 160 mil atendimentos de especialidades). No próximo dia 31 de maio, às 10 horas, será inaugurado o primeiro Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, ampliando ainda mais a oferta de consultas e exames à população."
Quando questionada sobre o caso da idosa na quinta-feira (8), a Santa Casa de Mogi das Cruzes afirmou que não retém ambulâncias e que a demora na liberação das viaturas acontece por causa da superlotação na urgência e emergência. Já a direção do Hospital Luzia de Pinho Melo, no mesmo dia, afirmou que nenhuma ambulância sem funcionalidade fica retida no hospital. Explicou  ainda que é obrigação das prefeituras contar com uma frota de veículos para atender a população.
No dia 8, a Prefeitura de Mogi das Cruzes disse que a cidade tem 11 ambulâncias para atendimentos de urgência e que esse número é suficiente para atender a toda a população.
Delegacia de Polícia
Arujá ganhará um novo prédio de Delegacia de Polícia. Segundo Geraldo Alckmin, a cadeia já foi desativada e a delegacia atualmente está em um prédio antigo. “Nós vamos verificar a hipótese de alugar um novo prédio, enquanto constrói o novo”, esclarece.
De acordo com o governador, serão empossados nesta segunda 559 policiais civis. Destes 302 agentes policiais, 117 agentes de telecomunicações, 22 auxiliares de necropsia, 42 médicos legistas e 76 peritos criminais. “Esses policiais já começam a trabalhar e reforçam a segurança no Estado”, diz ele. Serão empossados ainda mais 320 investigadores de polícia. “Uma das maiores nomeações da história de São Paulo”, conclui. 
Inauguração Etec Arujá (Foto: Tatiane Santos/G1)Etec de Arujá oferece dois cursos e vai passar a
ter recursos humanos. (Foto: Tatiane Santos/G1)
ETEC Luzia Maria Machado
Na tarde desta segunda-feira, foi realizada a inauguração oficial da ETEC, Escola Técnica Estadual Luzia Maria Machado, em Arujá.
Segundo o governador, esta é a 10ª escola técnica inaugurada no Alto Tietê. “Há 10 anos nós tínhamos uma única Etec, a de Mogi das Cruzes. Hoje são dez escolas técnicas e faculdades de tecnologia”, diz. Atualmente a escola oferece dois cursos, o de administração e logística. A partir de agosto terá também o curso de recursos humanos.
Ainda de acordo com Alckmin, em 2014 Arujá ganhará o Vence, o programa que articula o ensino médio da rede estadual ao ensino técnico. Os estudantes da cidade poderão fazer em um período o ensino médio e no outro cursar o ensino técnico na Etec de Arujá. “Os alunos sairão com dois diplomas, isso aumenta as chances para a colocação no mercado de trabalho. Um grande ganho para a região”, afirma.

A ETEC já está em funcionamento desde o início de 2014. São dois blocos, seis salas, laboratórios, biblioteca e elevador. O Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico Ciência Tecnologia e Inovação, Nelson Baeta, disse que atualmente há 360 vagas e que abrirão mais 80 para o 2º semestre.

Alckmin anunciou também que professores e dois alunos que se destacarem por ano na escola serão contemplados com bolsas de estudo fora do país. “Eles ganharão um curso de inglês ou de espanhol e a permanência de 30 dias no local, com todas as despesas pagas”, completa.

Para a estudante Mariana Domingos, 17 anos, que participou da inauguração oficial, a nova Etec é uma grande conquista para a cidade. “É muito importante para o nosso futuro”, diz ela.

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog