Qualificação profissional - Alto Tietê tem 1,5 mil vagas Suzano, Ferraz, Poá, Mogi, Itaquá, Salesópolis e Santa Isabel oferecem opções em diversas áreas de atuação


Fernanda Fernandes
Da Redação
Daniel Carvalho

Projeto Crescer está distribuido entre três bairros de Mogi, entre eles o centro
Dat

O Alto Tietê tem mais de 1,5 mil vagas disponíveis em 300 cursos profissionalizantes gratuitos em diferentes setores. Conforme o Dat apurou, são opções na área de Tecnologia, Moda e Beleza, Culinária, Artesanato e até Turismo. Sete cidades da região disponibilizam as oportunidades para qualificação sem custo para os alunos.

Ferraz de Vasconcelos oferece maior quantidade de vagas. São 1,4 mil oportunidades para ingressar em cursos profissionalizantes por meio de quatro programas da prefeitura em parceria com os governos federal e estadual.

O programa "ProJovem Trabalhador", por exemplo, disponibiliza cursos no setor Administrativo, Hoteleiro, Turismo e Teletemática, por meio de um convênio da Secretaria de Municipal de Promoção Social com o governo federal. A novidade no município é a implantação da "Escola da Moda", prevista para 2014 com a ajuda do governo do Estado.

Em Itaquaquecetuba, a população conta com programas de qualificação profissional oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) e o Serviço Nacional da Indústria (Sesi). São cursos na área de Informática, Culinária, Nutrição e outros seguimentos. Para se inscrever, os interessados devem se dirigir até a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio .

Mogi das Cruzes também oferece diversos programas gratuitos à população que pretende se especializar em algum seguimento profissional. Os mogianos contam com o Centro de Apoio à Educação de Jovens e Adultos (Crescer), que possui três unidades no município (Vila Natal, Brás Cubas e centro). Dentre as diversas opções, os cursos mais procurados são Informática, Recepcionista de Hotel, Auxiliar de Cozinha, Monitor de Turismo Receptivo, Chinelos e Bordados, Pedraria, Panificação e Iniciação aos Serviços de Escritório e Manicure.

O custo da Prefeitura de Mogi com o programa ultrapassa R$ 2,3 milhões. E a novidade para 2014 é que uma nova unidade do Crescer será instalada na Vila Brasileira com cursos sem limite de idade para inscrição.

Em Poá existe o Núcleo de Atendimento à População (NAP), que oferece 32 cursos nas áreas de Informática, Recursos Humanos, Confeitaria, Ajudante de Padeiro, Mecânico de Motores, Financeiro, Operador de Computador e Almoxarife.

Para se inscrever em alguns deles, basta o interessado comparecer na sede do NAP na primeira semana de fevereiro de 2014 para efetuar a inscrição. De acordo com a Secretaria de Indústria e Comércio, no próximo ano o órgão vai abrir 15 novos cursos.

Em Suzano, os munícipes contam com o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), que ministra os cursos no Centro de Aprendizagem Profissionalizante (Ceap) e já atendeu, aproximadamente, mil pessoas.
Entre os cursos oferecidos estão Informática, Oficina de chocolates e Maquiagem. 

Em Salesópolis são 150 oportunidades para vários cursos voltados para área Administrativa e Cultural. A iniciativa é uma parceria da prefeitura com o Sesi, no qual oferece cursos de objetos decorativos com sabonetes, reaproveitamento de caixas de papel, tecelagem manual, e outros curso de capacitação profissional.

A Prefeitura de Santa Isabel investe cerca de R$ 55 mil por ano e o resultado desta ação é a formação de 7,5 mil alunos pelo Centro de Iniciação Profissional (CIP). Atualmente, o serviço têm 600 alunos e os munícipes podem contar com 33 cursos nas modalidades de Beleza, Estética e Administração em 2014.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog