Governos de Mogi, Itaquá, Suzano, Ferraz e Arujá trabalham para ampliar os serviços prestados nas cidades

Prefeituras investem R$ 36 mi para melhorar a coleta de lixo
Dat
Bras Santos
Da Região
Daniel Carvalho
Maior investimento na coleta e destinação de lixo neste ano foi realizado em Mogi: R$ 11,4 milhões
As prefeituras das maiores cidades do Alto Tietê investiram, no primeiro semestre deste ano, mais de R$ 36 milhões nos serviços de coleta e destinação do lixo domiciliar. O levantamento do Dat abrangeu os municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Arujá. Além de revelar os investimentos e gastos com esse serviço, que é considerado essencial, os governos, por meio das assessorias de Imprensa, destacaram também algumas melhorias no sistema.
A Prefeitura de Mogi é a que mais investe no setor e que aumentou a coleta seletiva na primeira metade de 2013. A administração municipal tem contrato com a empresa CS Brasil, que faz coleta e a destinação dos resíduos. O município paga R$ 1,9 milhão por mês pelos serviços prestados. A média diária de lixo coletado em Mogi oscila entre 330 e 350 toneladas, ou seja, por mês, são cerca de 10 mil toneladas de resíduos. Na soma dos seis meses iniciais de 2013, o gasto chegou aos R$ 11,4 milhões.
"A partir de 22 de abril deste ano, 16 bairros de Mogi passaram a ter a coleta noturna de lixo doméstico. O serviço, que é feito após as 19 horas, atende 23 setores da cidade e serviu para desafogar o trânsito dos principais corredores da cidade, além de evitar atrasos na coleta", ressaltou a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Mogi.
Em Itaquaquecetuba, o investimento nos primeiros seis meses de 2013 foi R$ 11 milhões. A média é de 5 mil toneladas de lixo coletadas por mês. Segundo a assessoria de Imprensa do governo, para melhorar o atendimento, desde o início do ano, a prefeitura intensificou a fiscalização nos serviços prestados pela empresa Coletora Pioneira - por meio de contrato emergencial - para cumprimento de horários e para a abrangência em todo o município. "A Secretaria de Serviços Urbanos, em parceria com a Secretaria de Obras, realizou serviços de melhorias nas ruas para garantir que os caminhões de coletas realizassem o serviço em toda a cidade", informou, em nota.

Em junho, a Prefeitura de Itaquá abriu concorrência pública para contratação de empresa que ficará responsável pela coleta e destinação dos resíduos sólidos da cidade de maneira oficial. A abertura dos envelopes com as propostas está programada para o próximo dia 24, e o valor máximo estimado da concorrência é de R$ 51 milhões, por 12 meses.


Aditamento
Em Suzano, o valor do contrato da prefeitura com a Coletora Pioneira foi aumentado para que o serviço pudesse ser ampliado. De janeiro a junho, foram gastos R$ 5,2 milhões, com coleta e transporte de 38,5 mil toneladas de lixo. "O contrato anterior previa 6 mil toneladas/mês e requeremos o aditamento de 15% de quantidade e valores, prevendo-se um aumento da coleta e destinação dos resíduos", informou, em nota, a Secretaria de Comunicação Institucional (Secoi).

De acordo com informações da Secretaria de Serviços Urbanos de Ferraz de Vasconcelos, foram gastos cerca de R$ 5,7 milhões. Foram coletadas pouco mais de 25 mil toneladas no primeiro semestre de 2013. "Em relação a 2012, serviço de coleta foi regularizado, haja vista que o município ficou os três últimos meses do ano passado com o atendimento prejudicado", explicou a Secretaria de Comunicação.

Em Arujá, a média mensal de investimento da prefeitura é estimada em R$ 472.692,00. Nos primeiros 180 dias deste ano, foram coletadas 12.941,38 toneladas de lixo na cidade. Quem cuida deste serviço é a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

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