POÁ - Rodoanel - Estudo de impacto do Rodoanel em Poá é apresentado ao prefeito


O Estudo do Impacto da Implantação do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-021), foi apresentado, na manhã desta sexta-feira, dia 06, ao prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha. O estudo elaborado pela empresa Oficina Consultores Associados, a pedido da Administração Municipal, apontou todos os impactos que o Rodoanel causará na malha viária de Poá. O relatório final, concluiu que para minimizar a situação, algumas obras precisarão ser feitas no município.

 O estudo mostrou que quando o trecho do Rodoanel que passará por Poá, na divisa com Suzano, quando estiver pronto em 2013, o número de carros vai aumentar de 8.200 veículos por hora, para 11.045, e em dez anos, ou seja, em 2023, esse número chegará a mais de 14 mil veículos, que estarão trafegando nas vias do município.
Com base nesses números e análise das principais ruas e avenidas da cidade, serão necessários intervenções como a duplicação do Viaduto Tancredo Neves e da Rodovia Henrique Eroles (SP-66) e transposição da rotatória da SP-66, além das ligações da Avenida Brasil com a Avenida Ibar e da Avenida Vicente Leporace com a Avenida Projetada (Marginal da Linha Férrea). Essas foram simulações de obras, feitas pela empresa. “As obras irão diminuir o impacto do Rodoanel, que vai causar o aumento da malha viária e prejudicar as vias de Poá”, comentou o diretor da Oficina Consultores Associados, Arlindo Fernandes.

Em números, o estudo apontou que no Viaduto Tancredo Neves, já com a presença do Rodoanel, o fluxo de carros vai aumentar em 62%, e na SP-66, próximo ao futuro acesso do Rodoanel, o aumento será de 94%. Além da malha viária, a emissão de poluentes também aumentará, podendo chegar a 352 toneladas. Com o pacote de obras, tudo isso será minimizado, e a emissão de poluentes será reduzido em 5,8 toneladas.  





Todos os resultados comprovam segundo o diretor da Oficina Consultores Associados, o que já tinha sido previsto pelo EIA/Rima do Rodoanel, documento esse que apresentou os impactos de uma obra desse porte. A empresa que elaborou o estudo, também colocou na conclusão do trabalho que as obras sugeridas são necessárias e que compete ao governo do Estado investir nelas.   



Com a conclusão de que alguns pontos de Poá ficariam prejudicados, tendo em vista, que o fluxo de carros aumentará com o Rodoanel, o prefeito se mostrou preocupado com a situação, solicitando inclusive, mais estudos sobre os impactos, para ter subsídios suficientes para debater a situação com o governador. “Com mais estudos em mãos, vamos levar essa questão para o Estado. A projeção mostra como ficará o município no futuro, portanto temos que evitar que as vias de Poá fiquem saturadas”, disse.  
    

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