Em Jerusalém, Roberto Carlos visita o Muro das Lamentações

Henrique PortoDo G1, em Jerusalém



Cantor gravou cenas para o especial que a TV Globo exibe no sábado (10).

O cantor Roberto Carlos visitou neste domingo (4) a esplanada do Muro das Lamentações, na Cidade Antiga de Jerusalém, em Israel. O lugar é considerado um dos mais sagrados para o judaísmo e um dos que mais atrai peregrinos no país.

Rei esteve ainda no Jardim Arqueológico de Ha'Ofel, também na cidade.





Cantor foi condecorado com a Cruz do Mérito na manhã deste sábado (3).
Rei faz show na cidade israelense na próxima quarta-feira (7).


O cantor Roberto Carlos recebeu do patriarca latino de Jerusalém, Monsenhor Fuad Twal, a condecoração da Cruz do Mérito, a mais alta comenda da Igreja Católica em Israel. A homenagem aconteceu na manhã deste sábado (3), na Igreja do Santo Sepulcro, na Terra Santa, construída acima do local onde teria sido enterrado Cristo.
O cantor Roberto Carlos faz uma prece durante visita à Igreja do Santo Sepulcro, na cidade israelense de Jerusalém. Imagens vão ao ar pela Tv Globo no programa especial deste sábado (10) (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)O cantor Roberto Carlos faz uma prece durante visita à Igreja do Santo Sepulcro, na cidade israelense de Jerusalém. Imagens vão ao ar pela Tv Globo no programa especial deste sábado (10) (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)
Roberto, que chegou à igreja por volta das 6h20 (horário local) num carrinho de golf, passou cerca de duas horas dentro do local sagrado. Além de caminhar pelo templo, também fez preces e acendeu uma vela.
Na sequência, o músico seguiu para o o Getsêmani, aos pés do Monte das Oliveiras. Também conhecido como Jardim da Agonia, foi nesse local que, segundo os Evangelhos, Jesus passou a noite da Paixão antes que Judas o entregasse aos soldados romanos.
Roberto Carlos foi acompanhado de perto pela equipe de Jayme Monjardim, que dirige um especial para a TV Globo sobre a visita do cantor à Jerusalém. O programa, que será apresentado pela jornalista Glória Maria, vai ao ar no sábado (10) e vai exibir também trechos do show que o cantor fará na cidade sagrada na próxima quarta-feira (7).
Segundo organizadores, cerca de 1,5 mil pessoas do Brasil compraram pacotes para assistir a apresentação ao vivo no Sultan's Pool. A viagem dá direito a passagem aérea, hospedagem e um passeio turístico por algumas das mais populares atrações religiosas de Israel, além de brindes relacionados ao cantor. Um DVD do show, que incluirá ainda material extra sobre a visita do cantor à terra sagrada, também será lançado.
Roberto Carlos durante visita ao Jardim das Oliveiras, em Jerusalém, na manhã deste sábado. Peregrinação do Rei pela cidade sagrada vai virar especial da TV Globo (3) (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)Roberto Carlos durante visita ao Jardim das Oliveiras, em Jerusalém, na manhã deste sábado. Peregrinação do Rei pela cidade sagrada vai virar especial da TV Globo (3) (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)
O repertório da apresentação histórica vai contar algumas de suas canções religiosas mais famosas, como "Jesus Cristo" e "A montanha", além de uma versão para "Ave Maria". Também farão parte do espetáculo as clássicas parcerias com Erasmo Carlos e músicas em inglês, espanhol e italiano.
Nobel da Paz
Em Jerusalém desde a última terça-feira (31), Roberto Carlos foi recebido pelo presidente de Israel, Shimon Peres, em sua residência oficial em Talbia, no dia seguinte. O encontro, que durou cerca de meia hora, foi um "privilégio", segundo afirmou o próprio cantor.
"Foi uma honra poder estar com um Prêmio Nobel da Paz. Ele é muito simpático, tem o dom da palavra e falou coisas muito bonitas. Algo que me chamou a atenção foi quando disse que minha voz chegou aqui antes do meu corpo. Isso tem um lado poético muito forte", disse o Rei, confessando que ficou nervoso diante de Peres.
Roberto Carlos caminha pelo Jardim das Oliveiras, onde, segundo os Evangelhos, Jesus passou a noite da Paixão antes que Judas o entregasse aos soldados romanos. (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)Roberto Carlos caminha pelo Jardim das Oliveiras, onde, segundo os Evangelhos, Jesus passou a noite da Paixão antes que Judas o entregasse aos soldados romanos. (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)
Leia, na íntegra, a mensagem que o patriarca Fuad Twal leu para o cantor durante a entrega da da Cruz do Mérito, no Santo Sepulcro, neste sábado (3):
"Prezado Senhor Cantante Roberto Carlos, prezados peregrinos e amigos presentes, prezado povo do Brasil,
A todos a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Bem-vindos na Terra Santa, na Igreja de Jerusalém, que é a mãe de todas as Igrejas, onde estão as raízes do Cristianismo.
Quando o Patriarca Católico Romano Latino da Cidade Santa diz 'bem-vindos', isto não significa que vós sois estrangeiros, mas antes 'bem-vindos em vossa casa', à qual pertenceis desde o dia do vosso batismo.
Obrigado por estar aqui, perto do Cristo Salvador no Calvário, perto da sua Mãe, Madre Dolorosa, do seu Sepulcro vazio, donde ressuscitou e venceu a morte
Obrigado pela disponibilidade dos amigos e benfeitores do Patriarcado, em particular a Ordem Equestre do Santo Sepulcro, que está crescendo e desenvolvendo em todo o Brasil, para 'ajudar a Mãe das Igrejas nas suas instituições e necessidades', como nos tempos do Apóstolo Paulo!
Obrigado pela presença e pela missão do Senhor Cantante Roberto Carlos, embaixador de paz e de fraternidade, que fala, além das línguas que sabe, o idioma universal e internacional da música e do amor, que todos entendem e apreciam.
Como o declarei no Sínodo Extraordinário dos Bispos Católicos pelos Cristãos do Médio Oriente, a Igreja Mãe de Jerusalém precisa amor, compreensão e solidariedade. O primeiro modo de amá-la é de visitá-la e rezar por ela. Não tem nenhum perigo, nenhum problema ao vir ao País de Jesus como peregrinos.
O único perigo que ameaça a Igreja em Jerusalém e no resto do Médio Oriente é a extinção dos cristãos, por causa da emigração dos fiéis, dos desafios, do isolamento longe da comunhão e da comunicação com as igrejas filhas.
Por isso pedimos todos os nossos irmãos e irmãs do grande Brasil de rezar insistentemente pela paz aqui na Terra Santa para todos os seus habitantes - judeus, muçulmanos e cristãos.
Obrigado por escutár-nos na ternura de Cristo!
Em Jesus, somos um só Corpo, sendo ele a cabeça! Somos um só povo de Deus,'disponível para toda a obra boa'!
Ao querido povo, à querida Igreja do Brasil, desejos de cada favor celestial, paz e prosperidade no Senhor!
Desde Jerusalém, da Catedral da crucificação e ressurreição de Jesus Redentor, desde o centro do mundo, dou-vos, ao povo da Terra da Santa Cruz, a minha benção paterna e apostólica.
Patriarca Fuad Twal"



Postagens mais visitadas deste blog

Mega-Sena acumula