Mogi das Cruzes - Estudos vão comprovar necessidade de aeroporto

conselho metropolitano
Jorge Moraes
Bertaiolli e Edson Aparecido se reuniram ontem na capital
O governo estadual em parceria com as prefeituras que integram o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano vão elaborar estudos técnicos que comprovem a necessidade de construção de um terceiro aeroporto em São Paulo.
A decisão foi tomada durante a primeira reunião da câmara temática do conselho, formada para discutir o assunto, realizada na capital, na tarde de ontem. O chefe do Executivo mogiano, Marco Bertaiolli (PSD), é o relator do grupo.
Um cronograma de ati-vidades também foi defi-nido. O encontro contou com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e dos prefeitos Luiz Marinho (PT), de São Bernardo do Campo, coordenador da câmara, e Gilberto Kassab (PSD), de São Paulo, presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano.

Edson Aparecido revelou, minutos após a reunião, que "os estudos técnicos visam a convencer o gover-no federal sobre a impor-tância da construção de mais um aeroporto no Estado de São Paulo". "Nós vamos trabalhar para entregar a documentação em Brasília logo após as eleições municipais (que ocorrerão em outubro)", disse.
"Em maio, deveremos ter uma nova reunião da câmara técnica e vamos definir como este estudo será realizado. Algumas propostas já foram apresentadas, como a organização de um grande seminário internacional sobre o tema", contou Aparecido.
O próximo encontro do grupo terá a participação de técnicos do setor de aviação civil. Eles vão esclarecer as dúvidas dos prefeitos e iniciarão, a partir da reunião, o levantamento que será encaminhado à União.
"O estudo não vai revelar o local nem o modelo de aeroporto. Ele apontará que São Paulo precisa e comporta mais um aeroporto. As outras questões serão definidas pelo próprio governo federal", explicou o secretário.

O prefeito Marco Bertaiolli frisou que a reunião "uniu Estado e prefeituras". "O governo federal é contra a proposta do terceiro aeroporto e, antes de especular sobre o local, precisamos que a União mude de ideia e reconheça a nossa necessidade", salientou o mogiano.
"Nós queremos definir esta questão antes do fim do ano", complementou Bertaiolli. (C.L.)

Postagens mais visitadas deste blog