Impressora 3D colorida: veja como ela funciona! Há muitos modelos de impressoras em 3 dimensões, mas essa é capaz de confeccionar objetos coloridos. "Imprimimos" até o logo do Olhar Digital!



Olhando assim, quem diria que essas peças saíram de uma impressora? Ricas em detalhes e cores, foram todas impressas - isso mesmo -, impressas em gesso. 
Funciona assim: um arquivo da imagem em 3D é transportado do computador para o software interno da impressora. Este programa é responsável por fatiar a imagem. 


A impressão é feita em camadas mais finas que um fio de cabelo. Essa espessura da impressão em gesso é a responsável pela quantidade de detalhes na peça final.


Alexandre Soares, gerente de novos negócios da Nova Silk diz que "ali, a peça recebe tanto a tinta quanto o pó, e também a cola para fazer a solidificação da peça".

Muita gente pode questionar a utilidade de uma impressora como esta, uma vez que hoje programas cada vez mais modernos oferecem visualizações em 3D. 


Mas o grande diferencial, além das cores, é a possibilidade de manusear a peça. Até nosso símbolo, do Olhar Digital, ganhou impressão em 3 dimensões... Ficou bacana!

"O 3D, hoje, tem dois fatores muito importantes para o mercado: ele alia o baixo custo à produtividade, ou seja, tempo", explica Alexandre.



 Ele diz que dá para oferecer esse equipamento para diversos segmentos, como por exemplo o de maquetes ou protótipos de embalagens.

Na medicina, através de um exame de tomografia ou ressonância magnética, é possível criar uma imagem 3D da parte do corpo examinada e imprimi-la para um melhor diagnóstico. Mundo afora, estudantes também vêm usando a impressora 3D.



Alexandre diz que, hoje, "existem faculdades que compram o equipamento para reprodução de ossos humanos, por exemplo". Hoje, é possível reproduzir fielmente esses materiais utilizando a tecnologia 3D, ele explica.

Apesar de recém-chegada, já existem pelo menos duas máquinas como esta em funcionamento no Brasil.

Se você ainda duvida do poder dessas máquinas, acesse os links e conheça a empresa japonesa que utiliza uma impressora 3D para clonar rosto de pessoas. 



A técnica é tão avançada que permite a reprodução fiel até das veias da face. Veja também o scanner 3D, que chegou ao Brasil no final do ano passado.


 E, porque não... aproveite para passar vontade com a impressora de chocolate. Acredite se quiser. Ou melhor, acesse e confira!





Links da Matéria
HP lança impressora scanner 3D e continua apostand   Que tal uma impressora de chocolate?  Empresa japonesa utiliza impressora 3D para clonar   Impressora 3D é capaz de reproduzir material sem

Postagens mais visitadas deste blog