Alto Tietê - Estudo pretende convencer Estado

MARA FLÔRES

Um cronograma de trabalho foi definido ontem pelos integrantes da Comissão Temática do Terceiro Aeroporto para viabilizar o empreendimento, que tem Mogi das Cruzes como uma possível sede. E o primeiro passo será justamente um levantamento técnico que comprove a necessidade de um novo terminal no Estado e a viabilidade de implantação dele na Região Metropolitana de São Paulo. Esse parecer é fundamental para sensibilizar o Governo Federal para implantação do aeroporto.

"O Governo Federal, neste momento, é contrário a implantação do terceiro aeroporto, por isso, temos que embasar tecnicamente a viabilidade e necessidade dele na Região Metropolitana para convencer a União a dar a nova concessão. Primeiramente, temos que conseguir isso. Depois, vamos tratar da localização desse novo aeroporto", detalhou o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), que integra a Comissão do Terceiro Aeroporto do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana.

Ontem, Bertaiolli e os prefeitos de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e de Caieiras, Roberto Hamamoto (DEM), que integram a Comissão e administram cidades que também pleiteiam o terceiro aeroporto, se reuniram com o presidente do Conselho, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), e o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido. "Foi fundamental essa reunião porque definimos um cronograma de trabalho do que precisa ser feito para convencer o Governo Federal", explicou o chefe do Executivo mogiano.

Segundo Bertaiolli, o levantamento técnico será feito ao longo dos próximos meses e vai envolver a participação de profissionais do setor de Planejamento do Governo do Estado e também da iniciativa privada. O objetivo será comprovar, com aspectos técnicos, que o sistema aéreo paulista não atende mais a demanda e que, se não for construído um terceiro aeroporto, o crescimento da principal metrópole do País estará comprometido.

"Entre nós, prefeitos, e o Governo do Estado, isso é um consenso. Mas temos que mostrar essa necessidade também para o Governo Federal que, neste momento, é contrário ao terceiro aeroporto", justificou Bertaiolli.

Os levantamentos técnicos vão subsidiar, ainda, um seminário público sobre o terceiro aeroporto de São Paulo que deverá ser realizado até o final deste ano para mostrar à população a importância do empreendimento para o Estado. "Na próxima reunião do Conselho, no dia 5 de junho, em São Bernardo, vamos aprovar a realização desse seminário", informou o prefeito mogiano.

Após o seminário, a tarefa da Comissão do Terceiro Aeroporto será apresentar o embasamento técnico e convencer o Governo Federal a dar uma nova concessão para que, com a iniciativa privada, possa ser construído um novo terminal aéreo de passageiros na Região Metropolitana.

"Resolvido isso, passaremos para a questão da localização. Decidimos que, neste momento, não trataríamos disso para não embaralhar as coisas. Depois que o Governo Federal concordar, vamos tratar da viabilidade territorial", concluiu.

Postagens mais visitadas deste blog