brasildefato
“Me parece que a posição de Fux é muito minoritária na 1ª Turma, não vai ser algo com grande impacto político. Vai ficar marcada na história a posição do ministro”, avalia, em entrevista ao #ConexãoBdF, da @RádioBrasildeFato.
Na visão dele, a tendência é da condenação de todos os réus desse julgamento. “Tem uma maioria, tanto na 1ª Turma, como no STF, como na sociedade brasileira, em relação à necessidade de se julgar e punir pelos crimes do golpe do 8 de janeiro, da operação 'Punhal Verde e Amarelo’”, completa.
O analista político ressalta, por outro lado, que os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino apresentaram votos consistentes ontem (9), a favor condenação de Bolsonaro e aliados pela trama golpista. Por enquanto, o placar está em 2 a 0 pela condenação dos réus.
“Moraes foi muito didático ao ir intercalando episódios históricos e os seus responsáveis, seja a responsabilidade do ministro Anderson Torres, seja o papel do general Augusto Heleno ao disseminar fake news e ao perseguir inimigos políticos do Bolsonaro”, analisa Felippe, que também é jornalista e faz parte do MST.
O analista lembra ainda que a ministra Cármen Lúcia e o ministro Cristiano Zanin já deram sinais de que devem acompanhar o relator, Moraes, nos seus votos.