sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Dona da Fiat inaugura desmanche veicular e vende peças por menos da metade do preço

 

Dona da Fiat inaugura desmanche veicular e vende peças por menos da metade do preço

A empresa afirma que todas as peças custam menos de 50% do valor original
 15/08/2025 | 16h18


A Stellantis, dona da Fiat, inaugurou, na quinta-feira (14), em Osasco, em São Paulo, o primeiro “Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças” da América Latina. 

É a entrada da montadora no mercado de reciclagem estruturada de veículos sinistrados, em fim de vida útil ou fora de uso, inclusive de outras marcas. 

O investimento foi de R$ 13 milhões e as peças poerão ser compradas pela internet.

Os acessórios recebem uma classificação de 1 a 10, e somente itens com notas entre 5 e 10 são colocados à venda, segundo a Stellantis. 

A empresa afirma que todas as peças custam menos de 50% do valor original.

Este é o primeiro desmanche oficial de veículos da Stellantis fora da Europa. 

O novo centro deve gerar cerca de 150 empregos nos próximos anos. 

O espaço tem capacidade para desmontar até 8 mil veículos por ano. Segundo a empresa, a operação pode evitar a emissão de aproximadamente 30 mil toneladas de CO₂ ao ano.

Onde comprar as peças

As peças em bom estado, retiradas dos veículos desmontados, serão vendidas ao público em canais físicos e digitais. Em Osasco, o atendimento ocorrerá na loja física do centro, instalada em um contêiner de vendas. Pela internet, os componentes estarão disponíveis na loja oficial da “Circular AutoPeças” no Mercado Livre e, em breve, também em um e-commerce próprio.

Fiat peças

A empresa afirma que todas as peças custam menos de 50% do valor original. (Foto: Agência Brasil)

Veículos desmontados pela Stellantis, dona da Fiat

O centro de desmanche recebe veículos acidentados, classificados como perda total, e automóveis que já atingiram o fim de sua vida útil. Adquiridos em leilões, eles passam por um processo controlado de desmontagem, que assegura o destino correto de peças e materiais.

Ao chegar à unidade, cada veículo é encaminhado para a área de descontaminação, onde todos os fluidos — como óleos e combustíveis — são removidos. Em seguida, segue para a linha de desmontagem, onde técnicos realizam testes e inspeções minuciosas para avaliar o estado geral e a integridade dos componentes.

As peças com potencial de reaproveitamento são separadas para reuso ou remanufatura. As que serão reutilizadas passam por limpeza com produtos biodegradáveis e recebem identificação individual, com classificação, valor de mercado e etiqueta de rastreamento emitida pelo Detran.

Cada veículo é registrado em uma “carteira de desmonte”, emitida por um fornecedor homologado, que lista até 49 itens com rastreabilidade total — incluindo dados do veículo de origem, responsável pelo desmonte e procedência de cada peça.

O novo centro, em Osasco, integra a expansão industrial da Stellantis na área de Economia Circular na América do Sul. É o primeiro fora de Turim, na Itália, onde foi inaugurado o desmanche pioneiro do conglomerado. 

https://iclnoticias.com.br/dona-da-fiat-inaugura-desmanche-veicular-em-sp/