Evo Morales, Pedro Sánchez e outros líderes mundiais lamentam morte de Mujica
Líderes mundiais lamentaram a morte de José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai e referência para a esquerda latino-americana e no mundo. Mujica morreu aos 89 anos, nesta terça-feira (13), em decorrência de um câncer no esôfago. A informação do falecimento de Mujica foi confirmada pelo atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi.
O Itamaraty publicou nota na tarde desta terça. No texto, chamou Mujica de “grande amigo do Brasil”, além de destacar que o uruguaio foi um entusiasta do Mercosul e “um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina”.
“O legado de ‘Pepe’ Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações”, diz a nota.
Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais, disse: “Pepe Mujica foi uma dessas pessoas imprescindíveis para a humanidade. Dedicou a vida ao ideal de um mundo melhor e mais justo. Lutou por esse ideal de todas as formas possíveis, inclusive pelo exemplo de vida que nos legou. Foi amigo do Brasil e do nosso povo, conquistou a juventude e foi admirado por onde passou. Vá em paz, querido Pepe. Te agradecemos por tudo.”
A ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara escreveu: “Adeus, Mujica. Uma das maiores referências dos nossos tempos. Não só política, mas de humildade e humanidade. Em tempos difíceis, ver a partida de uma figura tão inspiradora é triste. Ficam seus ensinamentos e, sobretudo, sua esperança em um mundo melhor. Seguiremos sua luta!”.
Sâmia Bomfim (PSOL-SP), deputada federal, também se manifestou: “Vá em paz, Mujica. Um importante líder progressista latinoamericano, lutou contra a ditadura no Uruguai, defendeu valores como a justiça social, a solidariedade entre os povos, a defesa do meio ambiente e a ética na política. Agradecemos o legado, Pepe!”
A deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP) escreveu: “Meus sentimentos ao povo uruguaio e à família de José “Pepe” Mujica. Um líder uruguaio raro, que fez da política um ato de humildade, coragem e amor pelo povo. Mostrou ao mundo que é possível governar com ética, simplicidade e coerência. Viveu como pensava — e isso já é uma forma de revolução.”
Ex-líderes latino-americanos foram os primeiros que se pronunciaram sobre a notícia. Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, publicou no X que “toda a América Latina está de luto”.
“Estamos profundamente tristes com o falecimento do meu irmão Pepe Mujica. Lembro-me sempre dos seus conselhos cheios de experiência e sabedoria. Ele era um fervoroso defensor da integração e da Grande Pátria. Seus ensinamentos e seu grande exemplo permanecem. Estendo minhas condolências à família, aos colegas ativistas e ao povo uruguaio”, escreveu Morales.
Rafael Correa, ex-Presidente do Equador, postou em tom de tristeza no X: “Pepe nos deixou”.
Líderes mundiais lamentam morte de Mujica
Gustavo Petro, presidente da Colômbia, escreveu:
“Pepe Mujica, o grande revolucionário, presidente do Uruguai, morreu. Adeus amigo. Espero que um dia a América Latina tenha um hino, espero que um dia a América do Sul se chame: Amazônia. Hoje acredito firmemente que o projeto de integração latino-americana passa pela construção, como a União Europeia, de uma União Grancolombiana, que no coração da América Latina e do Caribe dê o passo decisivo para a integração.”
Alberto Fernández, ex-presidente da Argentina, disse que, sem Mujica, o mundo fica mais triste e fraco. “Um exemplo de austeridade em uma sociedade que recompensa aqueles que acumulam fortunas. Sem sê-lo, ele foi o melhor dos cristãos. Sem Francisco e Pepe, o mundo fica mais triste e fraco. Minha memória estará sempre com esse grande uruguaio”, publicou.
Luis Arce, presidente da Bolívia, disse que Mujica foi um verdadeiro farol de esperança. “Com o coração profundamente triste, nos despedimos do nosso irmão e camarada José ‘Pepe’ Mujica, um verdadeiro farol de esperança, humildade e luta pela justiça social. Sua vida foi um testemunho de rebelião e amor ao seu povo”, escreveu.
O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, disse: “Um mundo melhor. Foi nisso que Pepe Mujica acreditou, lutou e viveu. A política faz sentido quando é vivida assim, com o coração. Meu mais profundo carinho à sua família e ao Uruguai. Eterno, Mujica”.
Yamandú Orsi, atual presidente do Uruguai, disse: “Com profunda dor comunicamos que faleceu nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, militante, referente e líder. Vamos sentir muito a sua falta, querido Velho. Obrigado por tudo o que nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo.Com profunda dor comunicamos que faleceu nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, militante, referente e líder. Vamos sentir muito a sua falta, querido Velho. Obrigado por tudo o que nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo.”