terça-feira, 6 de maio de 2025

Conclave começa na quarta (7) com bloqueio de sinal de celular no Vaticano

Conclave começa na quarta (7) com bloqueio de sinal de celular no Vaticano

Medida não afetará a Praça de São Pedro, onde ficarão milhares de fiéis
 06/05/2025 | 15h19


conclave para a escolha do novo papa tem início na quarta-feira (7) e o Vaticano adotará medidas rigorosas para garantir o sigilo da eleição. Todos os sinais de celular serão desativados no território vaticano a partir das 15h (10h em Brasília), pouco antes de os cardeais se dirigirem à Capela Sistina, onde ocorrerá o processo de votação.

Segundo a mídia italiana, bloqueadores de sinal serão utilizados em torno da Capela Sistina para evitar qualquer tipo de comunicação externa ou espionagem eletrônica. 

A Praça de São Pedro, no entanto, não será afetada por essas restrições.

Os 133 cardeais com direito a voto deverão entregar seus celulares e quaisquer dispositivos eletrônicos já nesta terça-feira (6). 

Eles só terão acesso novamente a esses itens após a conclusão da eleição. 

Durante o conclave, os religiosos permanecerão em completo isolamento e sob voto de sigilo absoluto e perpétuo.

A Capela Sistina ficará completamente fechada ao público durante todo o período da votação. 

Medidas semelhantes foram adotadas em 2013, quando o papa Francisco foi eleito, incluindo o uso de bloqueadores de sinal para impedir chamadas, mensagens e acesso à internet.

Além dos cardeais, todos os funcionários que permanecerão no Vaticano — como eletricistas, encanadores e ascensoristas — também farão juramento de sigilo e deverão permanecer no local em tempo integral, sem contato com o mundo exterior.

Conclave

Assim ficou a Praça de São Pedro durante o domingo de Páscoa. No conclave se espera mais pessoas, e segurança foi intensificada (Foto: Reprodução / Vaticano)

Segurança durante conclave

Na Praça de São Pedro, a segurança foi intensificada. 

A polícia italiana instalou detectores de metais, sistemas antidrones e reforçou os postos de controle, tudo para garantir a presença de todos que estarão presenciando ou fazendo parte desse evento que marca a história da humanidade.

Ainda assim, as autoridades também informaram que o fluxo de peregrinos permanece inalterado, permitindo a passagem do público pela Porta Santa da Basílica de São Pedro.

https://iclnoticias.com.br/conclave-comeca-nesta-quarta-bloqueio-celular/