O novo portal da Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Carta Serviços,
lançados na terça-feira, dia 31, tiveram 20.747 acessos nas primeiras 24
horas de funcionamento. A lista de serviços oferecidos pela Carta foi a
área mais acessada pelos internautas.
A medição foi feita entre as 11 horas de terça e as 11 horas desta
quarta. No total, 14.683 pessoas entraram no portal e cada uma delas
ficou uma média de 4 minutos e 35 segundos navegando. Quatro páginas
foram vistas, em média, por internauta.
Dentro da Carta de Serviços, os tópicos mais procurados foram vagas
de emprego, nota fiscal eletrônica, cursos oferecidos pelo Crescer, como
tirar segunda via do IPTU, informações sobre o Semae e concursos
públicos.
Nas primeiras horas após o lançamento do novo portal, na terça-feira,
a média de acessos simultâneos chegou a dobrar, passando de 140 para
280. Este número representa a quantidade de pessoas conectadas ao site,
lendo notícias ou utilizando algum tipo de serviço.
Por causa do aumento da demanda, em alguns momentos do dia o portal
apresentou lentidão. Mas, durante a terça, o número médio de acessos
voltou ao normal, assim como o carregamento das páginas.
Foco no cidadão
O novo portal foi montado pensando no cidadão. Na Carta de Serviços
estão reunidas todos as opções de serviços oferecidos pela Prefeitura,
como emissão de notas fiscais para microempreendedores individuais,
emissão da segunda via de contas do Semae, informações sobre IPTU, guias
para recolhimento de taxas e impostos, solicitação de cartões de
estacionamento preferencial, serviços para escritórios, entre outros.
São 540 opções de serviços públicos e 470 unidades municipais com
localização exata no mapa, como escolas, postos de saúde, equipamentos
de cultura, lazer e esporte, entre outros. Além disso, cada usuário
agora pode personalizar a página da Prefeitura, fazendo uma lista com
até dez serviços mais utilizados.
Na página de Transparência, estão reunidas e disponíveis para
consulta todas as informações relativas a contratos, receitas e despesas
municipais, relatórios da gestão fiscal, balanços, bem como informações
sobre compras e convênios.
O cidadão tem à disposição ainda matérias com informações sobre
serviços, acontecimentos e eventos culturais.
O novo portal aposta em
mais vídeos e tem um desenho que privilegia os ícones e a padronização
de cores, para facilitar a identificação dos serviços.
O trabalho teve custo zero para a cidade, pois foi desenvolvido por
funcionários de várias secretarias, como Ouvidoria Geral, Coordenadoria
de Comunicação Social e Departamento de Recursos de Tecnologia da
Informação (DRTI). Além disso, servidores de todas as pastas ajudaram a
fornecer o conteúdo.
Em 2016, o site da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br) teve 3,5
milhões de acessos e foi visitado por 1,1 milhão de pessoas. (Marco Aurélio Sobreiro)