![]() |
Indústria têxtil teve índice de -0,9% (Foto: Reprodução/ RPC) |
Apesar do índice negativo, a situação é a melhor em 19 meses, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). O índice caiu para -0,14% e é o menor dos últimos 19 meses.
Os dados correspondem ao Ciesp do Alto Tietê, responsável pelas cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.
No ano, o índice de emprego acumulado na região está em -5,63%, representando uma queda de aproximadamente 3.550 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -13,84%, o que corresponde ao fechamento de 9,5 mil vagas.
Em maio de 2015, o resultado foi de - 0,74.
O índice de maio na região é melhor do que o registrado no Estado, onde a retração do emprego foi de -0,33%. Na Grande São Paulo a situação ficou ainda pior: -0,63%.
“Em relação aos meses anteriores, as demissões perderam força no Alto Tietê e a expectativa é de que essa tendência de queda permaneça até porque, olhando o resultado dos últimos meses, não há muito mais onde cortar.
A indústria da Região fechou mais de 10 mil postos de trabalho entre janeiro de 2015 e maio deste ano. É muita coisa”, ressalta José Francisco Caseiro, diretor do Ciesp Alto Tietê.
Apesar da redução no ritmo, as demissões ainda devem continuar, conforme projeções do Ciesp para o nível de emprego na indústria paulista.
“Já será muito bom se alcançarmos a estabilidade porque sabemos que, mesmo com a melhora no índice de confiança do empresariado, vai levar um tempo para isso reverter em contratações.
Primeiro, o mercado precisa reagir para que as empresas possam retomar os investimentos e a produção. Só depois, é que o empresário vai pensar em admitir mais trabalhadores”, avalia o diretor Caseiro.
Setores
Em maio/2016 o índice de emprego foi pior nas áreas de Produtos de Borracha e de Material Plástico (-0,92%); Produtos Têxteis (-0,90%); Produtos Químicos (-0,45%) e Celulose, Papel e Produtos de Papel (-0,38%). Os setores foram os que mais influenciaram o cálculo do indicador total da Região.