AS INFORMAÇÔES MAIS RELEVANTES DO BRASIL E DO MUNDO. HÁ 14 ANOS, JUNTO COM VOCÊ DO ALTO TIETÊ
sábado, 1 de março de 2025
Extremista é preso após tentativa de invasão no STF
Extremista é preso após tentativa de invasão no STF
Lula convida Uruguai, México e Colômbia para a cúpula dos BRICS
"Este é um momento de comunicação com o mundo inteiro", disse Lula
"Convido todos esses países que estão aqui representados, Uruguai, Colômbia, México, a participarem [da cúpula] do BRICS no Brasil. Porque acho que mesmo que não sejam membros do grupo, é importante que participem, porque este é um momento de comunicação com o mundo inteiro", afirmou Lula.
O Itamaraty reforçou, em nota, que a presença de Lula na cerimônia de posse de Orsi simboliza a relevância estratégica da relação entre Brasil e Uruguai, destacando o compromisso do país com a parceria histórica entre as duas nações e com a promoção da integração sul-americana. "As relações entre Brasil e Uruguai são marcadas pelo diálogo fluido, intenso intercâmbio econômico e cultural, e cooperação abrangente, com destaque para iniciativas voltadas ao desenvolvimento da região de fronteira e ao fortalecimento do Mercosul", destacou o órgão.
Além da posse de Orsi, Lula teve uma agenda diplomática intensa em Montevidéu. Na parte da manhã, ele se reuniu com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier. O encontro teve como foco a cooperação entre a América Latina e a União Europeia, principalmente no que diz respeito à defesa da democracia e do multilateralismo. Em suas redes sociais, Lula afirmou que a conversa com Steinmeier foi fundamental para fortalecer esses princípios no cenário global.
Em outro momento de sua visita, Lula se encontrou com Luisa González, candidata à presidência do Equador, e discutiu o cenário político do país, que terá um segundo turno eleitoral em abril, entre González e o atual presidente Daniel Noboa. A agenda de Lula também incluiu uma videoconferência com líderes progressistas, como Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Pedro Sánchez (Espanha) e, novamente, Yamandú Orsi. O encontro teve como objetivo debater estratégias contra a desigualdade social, a desinformação e o uso manipulado das redes sociais, além de reforçar os compromissos assumidos em 2024, em Nova York, em defesa da democracia.
A expectativa de analistas políticos é que o presidente uruguaio, Yamandú Orsi, seja um aliado importante na busca pela integração regional, com o potencial de fortalecer a aliança progressista na América do Sul e na América Latina como um todo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.https://www.brasil247.com/americalatina/lula-convida-uruguai-mexico-e-colombia-para-cupula-dos-brics
Eduardo Bolsonaro e outros bolsonaristas vão responder pelos crimes cometidos contra o Brasil!
@pimenta13br Eduardo Bolsonaro e outros bolsonaristas vão responder pelos crimes cometidos contra o Brasil! #fy #bolsonaro ♬ som original - Paulo Pimenta
@pimenta13br BOLSONARO E AS MILÍCIAS #bolsonaro #fy ♬ som original - Paulo Pimenta
Por que a comida tá cara no Brasil?
@guilhermeboulos Por que a comida tá cara no Brasil? #Agro #PreçoDoCafé #PreçoDosAlimentos ♬ som original - Guilherme Boulos
Eduardo Bolsonaro e os falsos patriotas.
#patriota #direita #Trunfo
@guilhermeboulos Eduardo Bolsonaro e os falsos patriotas. #patriota #direita #Trump ♬ som original - Guilherme Boulos
@guilhermeboulos Bananinha lambe-botas dos EUA. #EduardoBolsonaro #Trump #Conspiração ♬ som original - Guilherme Boulos
Jaques Wagner manda recado aos críticos de Gleisi: “preparem-se para morder a língua”
"A ministra Gleisi sabe bem em que cadeira vai sentar", disse o senador
Conteúdo postado por:
Otávio Rosso
247 - O líder do governo Lula (PT) no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), defendeu, neste sábado (1º) a indicação da deputada Gleisi Hoffmann para assumir a Secretaria de Relações Institucionais. Segundo Wagner, os críticos de Gleisi está preparada para assumir o cargo e seus críticos “vão morder a língua”
“Aos que insistem em duvidar da inteligência de todos nós: a ministra Gleisi sabe bem em que cadeira vai sentar! Vale lembrar do quanto ela articulou alianças do PT, com a sua sensibilidade, inteligência política e competência, especialmente na última eleição do presidente Lula, em busca do consenso e do diálogo. Preparem-se para morder a língua!”, escreveu o senador.
A nomeação de Gleisi para a Secretaria de Relações Institucionais foi oficializada na última sexta (28). Ela toma posse no dia 10 de março, ocupando o lugar de Alexandre Padilha (PT), que assume o Ministério da Saúde.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
https://www.brasil247.com/brasil/jaques-wagner-manda-recado-aos-criticos-de-gleisi-preparem-se-para-morder-a-lingua
OEA fala em compromisso do Brasil com direitos humanos após visita
OEA fala em compromisso do Brasil com direitos humanos após visita
Comitiva chegou em fevereiro para analisar a situação da liberdade de expressão no país. Grupo tem desde bolsonaristas a ministros do STF
atualizado
Relembre a visita
Entre 9 e 14 de fevereiro, uma comitiva da OEA, chefiada pelo relator Pedro Vaca Villarreal (foto em destaque), veio ao Brasil para analisar a situação da liberdade de expressão no país.
O grupo se reuniu com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), representantes do governo federal, além de parlamentares e líderes da oposição, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em entrevista ao Metrópoles, o relator especial afirmou que “tom dos relatórios” é “realmente impressionante” e que as informações seriam analisadas com “com calma”.
Segundo a nota, a comitiva “recebeu ampla, detalhada e diversificada quantidade de informações sobre a situação de liberdade de expressão e seu impacto sobre os direitos humanos, que serão avaliadas em sua totalidade”.
Ao final, reconhece que o Brasil se mostrou aberto à observação internacional no âmbito da liberdade de expressão, “o que é um sinal de seu compromisso com as instituições democráticas e os direitos humanos”.
Após o comunicado, o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, reforçou que o país seguirá “de portas abertas”. “O governo do presidente Lula tem ampliado o compromisso do país com o diálogo, o multilateralismo e os direitos humanos, conforme mandatado por nossa Constituição Federal”, disse.
https://www.metropoles.com/brasil/oea-fala-em-compromisso-do-brasil-com-direitos-humanos-apos-visita
Moraes solicita à PGR parecer sobre apreensão de passaporte de Eduardo Bolsonaro
Moraes solicita à PGR parecer sobre apreensão de passaporte de Eduardo Bolsonaro
Duas notícias-crime visam proibir Eduardo Bolsonaro de sair do Brasil devido às articulações dele nos Estados Unidos
BOLSONARO SE DESESPERA!
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025
Denúncia da PGR contra Bolsonaro: Barroso rejeita pedido de impedimento de Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin
Denúncia da PGR contra Bolsonaro: Barroso rejeita pedido de impedimento de Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin
A defesa de Braga Netto também pediu à Corte que declare o impedimento de um dos ministros, que julgarão os denunciados pela PGR no inquérito do golpe

André Richter - Repórter da Agência Brasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, negou nesta sexta-feira (28) pedidos de impedimento para declarar os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin impedidos para julgar a denúncia apresentada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro envolvendo a trama golpista.
Nesta semana, a defesa de Bolsonaro protocolou uma petição para que a Corte reconheça a impossibilidade de Dino e Zanin participarem do julgamento, que ainda não tem data definida. O impedimento de Moraes foi solicitado pela defesa do general Braga Netto.
Os advogados apontaram que Flávio Dino entrou com uma queixa-crime contra Bolsonaro quando ocupou o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública nos primeiros meses do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No caso de Zanin, a defesa do ex-presidente diz que, antes de chegar à Corte, o ministro foi advogado da campanha de Lula e entrou com ações contra a chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022.
Primeira turma
As ações de impedimento foram direcionadas aos ministros porque eles fazem parte da Primeira Turma do Supremo, colegiado que vai julgar a denúncia contra Bolsonaro.
A turma é composta pelo relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Pelo regimento interno da Corte, cabe às duas turmas do tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma, a acusação será julgada pelo colegiado.
Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, Bolsonaro e os outros acusados viram réus e passam a responder a uma ação penal no STF.
A data do julgamento ainda não foi definida. Considerando os trâmites legais, o caso pode ser julgado ainda neste primeiro semestre de 2025.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ https://www.brasil247.com/regionais/brasilia/denuncia-da-pgr-contra-bolsonaro-barroso-rejeita-pedido-de-impedimento-de-alexandre-de-moraes-flavio-dino-e-cristiano-zanin
"Pessoas vão morrer": EUA anunciam corte de 90% em programas de saúde

Nesta quinta-feira (27), mais uma onda de e-mails enviados pelos Estados Unidos assustaram autoridades, dessa vez da área da saúde. O Departamento de Estado em Washington encaminhou, para todo o mundo, um comunicado anunciando corte de 90% em ajuda global para o setor, impactando diversos serviços que prestam assistência para tratamento de doenças como pólio, HIV, malária e tuberculose. Além disso, programas de nutrição também sofrerão impacto.
“Este financiamento está sendo encerrado por conveniência e no interesse do governo dos EUA”, começavam os e-mails, de acordo com o The New York Times.
Corte de Trump em programa de combate ao HIV representa ameaça global, alerta OMS
O anúncio promove um corte em cerca de 5,8 mil projetos que eram financiados pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), fechado por Donald Trump após recomendação do bilionário Elon Musk.
Os e-mails ainda informam que o período dedicado à revisão da presidência acerca dos financiamentos havia chegado ao fim e que qualquer esperança de retorno havia terminado. O comunicado gerou revolta e preocupação em diversas autoridades da saúde, que alertaram que milhares de pessoas estarão correndo risco de vida com a falta de assistência dos programas.
Trump pode retirar Estados Unidos da OMS; saiba como isso pode impactar na saúde global
"As pessoas vão morrer. Mas nunca saberemos, porque até mesmo os programas que contam os mortos foram cortados", afirmou Catherine Kyobutungi, diretora executiva do Centro Africano de Pesquisa em População e Saúde.
"Os cortes de financiamento dos EUA estão desmantelando o sistema. O tratamento do HIV está desmoronando. Os serviços de tuberculose estão entrando em colapso…Vidas estão em jogo”, também declarou Beatriz Grinsztejn, presidente da Sociedade Internacional de AIDS.
A África do Sul, país com as taxas mais altas de infecção por HIV no mundo, contabilizando 8 milhões de pessoas com a doença, será um dos principais afetados pelos cortes. Os programas atendiam principalmente grupos mais vulneráveis.
Alguns dos projetos prejudicados pelo corte de financiamento envolvem imunização contra a pólio, projetos de proteção à infecção por malária, combate à desnutrição no Iêmen, fornecimento de medicamentos para o tratamento de tuberculose, monitoramento de pessoas com Ebola, assistência a mulheres vítimas de violência sexual no Nepal, entre outros.
Corte de Trump em programa de combate ao HIV representa ameaça global, alerta OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) se manifestou, no dia 29 de janeiro, sobre os cortes anunciados pelo presidente Donald Trump a programas de combate ao HIV com um alerta grave sobre as consequências dessa medida. Em nota, a instituição afirmou que a interrupção de financiamento ao programa representa uma "ameaça global".
Segundo a OMS, mais de 30 milhões de pessoas ao redor do mundo podem ficar em situação de risco de vida com os cortes anunciados. A medida também pode levar o mundo de volta às décadas de 1980 e 1990, quando milhões de pessoas morriam devido ao HIV.
"Uma parada de financiamento para programas de HIV pode colocar os viventes com HIV em risco imediato de doença e morte, além de minar os esforços para prevenir a transmissão em comunidades e países. Essas medidas, se prolongadas, podem levar ao aumento de novas infecções e mortes, revertendo décadas de progresso e possivelmente levando o mundo de volta aos anos 1980 e 1990, quando milhões morriam de HIV a cada ano, incluindo muitos nos Estados Unidos", diz trecho do comunicado.
"Apelamos ao governo dos Estados Unidos para que autorize isenções adicionais para garantir o fornecimento de tratamento e cuidados vitais para o HIV", acrescentou a nota.
O corte de financiamento afeta o Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o alívio da AIDS, que fornece os medicamentos e causa impacto principalmente em países mais pobres, como os do continente africano.
O Brasil também deve ser afetado com a medida, já que recebe financiamento do programa para baratear os custos com o tratamento da AIDS. Além disso, estudos realizados pela Fiocruz para aumentar a conscientização sobre a doença também podem ser paralisados.
https://revistaforum.com.br/global/2025/2/28/pessoas-vo-morrer-eua-anunciam-corte-de-90-em-programas-de-saude-global-174968.html
Lula manda antecipar pagamentos de aposentados e pensionistas do INSS por causa do carnaval
Medida foi tomada para que as pessoas não sejam prejudicadas por conta do feriado; veja quando você recebe
Por Ivan Longo
Escrito BRASIL 28/2/2025 · 04:31 hs
Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo federal antecipou os pagamentos de aposentadorias, pensões e benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estavam programados para os dias 10, 11 e 12 de março. Com a mudança, os depósitos serão feitos nos dias 6 e 7 do mesmo mês.
A decisão visa minimizar os impactos do Carnaval, que este ano ocorre entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, período em que muitas instituições financeiras operam em horário reduzido, podendo dificultar o acesso ao dinheiro.
A antecipação beneficia cerca de 15 milhões de segurados, entre aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios como auxílio-doença, auxílio-reclusão, salário-maternidade e Benefício de Prestação Continuada (BPC). A maioria dos contemplados recebe até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.518, e depende desse pagamento para despesas essenciais, como alimentação e contas do dia a dia.
Os pagamentos do INSS começaram em 24 de fevereiro. Com a antecipação determinada por Lula, todos os 40,6 milhões de segurados terão recebido seus benefícios até a primeira semana de março. Isso garante que milhões de famílias tenham acesso ao dinheiro sem o risco de atrasos ou dificuldades bancárias durante o feriado prolongado.
Novo calendário de pagamento do INSS
Para segurados que recebem um salário mínimo:
Final 1: 24/2
Final 2: 25/2
Final 3: 26/2
Final 4: 27/2
Final 5: 28/2
Final 6: 6/3
Final 7: 7/3
Final 8: 6/3
Final 9: 6/3
Final 0: 7/3
Para segurados que ganham acima de um salário mínimo:
Finais 1 e 6: 6/3
Finais 2 e 7: 7/3
Finais 3 e 8: 6/3
Finais 4 e 9: 6/3
Finais 5 e 0: 7/3
A decisão de Lula tem como principal objetivo proteger os beneficiários do INSS de dificuldades financeiras que poderiam surgir com o feriado prolongado. Com a antecipação, aposentados e pensionistas terão dinheiro disponível antes do Carnaval, garantindo mais segurança para pagar contas e organizar seu orçamento sem imprevistos causados pelo funcionamento irregular dos bancos e empresas durante esse período.
*Com informações da Agência Gov
https://revistaforum.com.br/brasil/2025/2/28/lula-manda-antecipar-pagamentos-de-aposentados-pensionistas-do-inss-por-causa-do-carnaval-174950.html
Em encontro na Casa Branca, Trump humilha Zelensky à frente de toda imprensa mundial
Em encontro na Casa Branca, Trump humilha Zelensky à frente de toda imprensa mundial
Gleisi é anunciada como ministra das Relações Institucionais
"A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março", informou o Planalto
247 - O Palácio do Planalto confirmou, nesta sexta-feira (28), a nomeação da deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), como nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. A decisão foi tomada após reunião com o presidente Lula (PT).
Gleisi substituirá Alexandre Padilha, que foi recentemente indicado para comandar o Ministério da Saúde.
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, com a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e a convidou para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Gleisi vai substituir o atual ministro da SRI, Alexandre Padilha, que foi recém indicado para o Ministério da Saúde. A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março", diz a nota emitida pelo Palácio do Planalto.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
https://www.brasil247.com/regionais/brasilia/gleisi-e-anunciada-como-ministra-das-relacoes-institucionais