Brasil x Croácia: Melhores momentos
Veja os principais lances do jogo Brasil x Croácia, da primeira rodada do Grupo A da Copa do Mundo da FIFA.
AS INFORMAÇÔES MAIS RELEVANTES DO BRASIL E DO MUNDO. HÁ 14 ANOS, JUNTO COM VOCÊ DO ALTO TIETÊ
A Bélgica é considerada a favorita do Grupo H (Foto: AFP) |
Juliano Pinto, de 29 anos, que é paraplégico, deu um "chute simbólico" em uma bola de futebol na abertura da Copa do Mundo, na Arena Corinthians. Ele utilizou o exoesqueleto, equipamento desenvolvido pela equipe do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis (Foto: Reginaldo Castro/Estadão Conteúdo)
A equipe do projeto está no Brasil desde março, trabalhando em um laboratório montado dentro da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), instituição parceira do "Andar de novo". Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do projeto, oito pessoas da AACD já testaram o equipamento e, no dia 28 de maio, todos os "objetivos científicos, clínicos e tecnológicos" foram concluídos.
Em 16 de maio, Nicolelis já havia anunciado em sua conta no Facebook a conclusão dos testes com voluntários. "Depois de meses de treinamento, os últimos dois voluntários andaram com a ajuda do exoesqueleto e puderam desfrutar da sensação de andar de novo", escreveu o neurocientista. O pesquisador batizou o exoesqueleto de "BRA-Santos Dumont I".
Críticas
Antes de chegar a esse patamar de estudo, Nicolelis publicou em revistas científicas renomadas vários resultados envolvendo mecanismos da interface cérebro-máquina. Em um dos artigos mais recentes, um macaco foi capaz de controlar, só com a "força da mente", dois braços virtuais ao mesmo tempo. Mas, até o momento, os resultados dos testes do exoesqueleto em humanos ainda não foram publicados.
Segundo a assessoria de imprensa do projeto, os resultados finais serão apresentados nos próximos meses, por meio de publicações em revistas especializadas. Em entrevista à revista científica americana "Science" publicada na semana passada, Nicolelis afirmou que a apresentação no estádio do Corinthians era para a comunidade científica, mas para o público. "A demonstração para a comunidade científica virá em artigos, mais tarde", completou o brasileiro.
Uma das principais críticas que a comunidade científica tem sobre o "Andar de novo" é o fato de ele captar a atividade cerebral por meio de eletroencefalografia. Anteriormente, Nicolelis pretendia usar eletrodos implantados diretamente no cérebro. Questionado pela revista "Science" sobre essa mudança, o pesquisador respondeu que mudou de ideia depois de observar que os resultados de grupos que exploraram essa tecnologia eram "medíocres".
"Vimos que tínhamos um novo algoritmo para a eletroencefalografia que poderia fazer mais do que pensei no início", disse o neurocientista. Ele acrescentou que os implantes de eletrodos realmente funcionam melhor no caso da movimentação dos braços, mas não para locomoção.
De acordo com Nicolelis, essa demonstração é apenas o primeiro passo da pesquisa, que deve continuar a ser desenvolvida para que o exoesqueleto se torne uma alternativa viável de mobilidade para pessoas paralisadas. "Isso é apenas para aumentar a conscientização para o fato de que temos de 20 a 25 milhões de pessoas paralisadas ao redor do mundo, e que a ciência, se devidamente financiada e apoiada, pode fazer alguma coisa. Se começarmos agora – e esse é apenas um chute inicial simbólico – podemos conseguir fazer alguma coisa nos próximos anos."
|
Hospital das Clínicas atenderá a toda a população de Suzano e região
As obras do Hospital Público Estadual em Suzano seguem em ritmo acelerado e serão entregues para a população no final deste ano. O cronograma foi confirmado na manhã de hoje (dia 10/06) pelo deputado Estevam Galvão em visita à unidade.
Ele estava acompanhado do prefeito Paulo Tokuzumi, do secretário municipal de Saúde, Eduardo Sélio Mendes Júnior, e do vereador Russo.
Estevam foi recepcionado pelo diretor do Hospital das Clínicas de Suzano, Fábio Ajimura, que falou sobre o andamento das obras e o futuro funcionamento da unidade.
“O secretário estadual de saúde, David Uip, esteve recentemente na região e confirmou o cronograma de obras com entrega prevista para dezembro/2014 e janeiro/2015.
As obras estão em ritmo avançado. Além da construção do novo Hospital das Clínicas, estamos reformando o atual Hospital de Retaguarda e construindo o Centro de Diagnóstico por Imagem.
A estrutura está pronta, estamos em obras na parte interna das unidades”, detalhou.
Para o deputado, a luta pelo Hospital Público torna-se realidade: “Esta é uma luta antiga nossa e representa um dos grandes pleitos dos suzanenses. Suzano ganhará um Hospital Público gerenciado pelo Hospital das Clínicas, referência mundial em excelência na saúde”, afirmou.
ESTRUTURA O novo hospital de Suzano terá 120 leitos, incluindo 12 leitos em Hospital-Dia, 9 leitos de Semi-Intensiva e 3 leitos Pós-Cirúrgico. Somando-se ao Hospital de Retaguarda e os novos leitos que a unidade receberá, serão 260 leitos para atender a população.
Contará com clínica geral, cirúrgica, neurologia, ortopedia e pediatria. Já o Centro de Diagnóstico por Imagem oferecerá estrutura completa para realização de exames especializados, incluindo um aparelho de ressonância magnética.
|
Delegação da Bélgica desembarca com 80 convidados em São Paulo (Foto: AFP) |
Os jogadores belgas tiraram uma foto de si mesmos durante o desembarque em Guarulhos gazetaesportiva.net
O voo fretado dos belgas, que partiu do Senegal, trouxe, além da comissão técnica e dos jogadores, 80 convidados.
A estreia da Bélgica é contra a Argélia, no Mineirão, no dia 17 de junho e está marcada para as 13 horas (de Brasília). Os belgas estão no Grupo H e, além dos argelinos, enfrentarão russos e sul-coreanos na primeira fase.
|
Jennifer Lopez confirmou
presença na festa de abertura da Copa
Foto: Getty Images |
Piscina de primeira e muito luxo na casa dos belgas no Brasil (Foto: Vitor Geron) |
Campo com dimensões oficiais foi construído para a seleção belga (Foto: Vitor Geron) |