70 anos de fundação da ACCEMC - Associação Centro Cultural Esportiva de Mogi das Cruzes

Era 1947. Como eu e meus irmãos, dezenas de outros descendentes de japoneses ficávamos no shogakusha, um pensionato educacional localizado no final da Rua Presidente Campos Salles, na Vila Industrial. 

Era o único jeito de estudarmos. Morávamos no antigo Bairro de Biritiba Ussu, hoje Distrito, que fica a 15 quilômetros do Centro. 

Não havia transporte regular para a região urbana. 

Num período, frequentávamos o então Grupo Escolar Coronel Almeida. 

No outro, estudávamos japonês e recebíamos valiosas lições de cidadania, além de cuidar da limpeza do prédio, incluindo a faxina dos banheiros. 

A educação de qualidade em tempo integral, com responsabilidade e cuidados com tudo que era de uso comum, ajudou a moldar nossa personalidade com a riqueza do espírito solidário, civismo e respeito às pessoas e às coisas. 

Eterna gratidão à ACCEMC – Associação Centro Cultural Esportiva de Mogi das Cruzes, que nasceu do shogakusha e completou 70 anos de fundação! 

A gente é o que aprende e vive. 

Os ensinamentos acrescentaram à minha bagagem de vida a convicção de que o ensino de qualidade em tempo integral é o alicerce para o horizonte de oportunidades às crianças e jovens. 

Por isso, enquanto prefeito de Mogi, sedimentei as bases do período integral que hoje atende mais da metade dos alunos mogianos. 

Também da cultura nipônica dos undokais (gincanas poliesportivas) veio a inspiração para um dos mais longevos projetos da Prefeitura: 

A Rua Feliz, atualmente chamado de Bairro Feliz. Devo muito do que sou à vivência no shogakusha, que também lapidou em mim o desejo de servir, como cidadão participativo, líder rural, cooperativista e homem público. 

Na festa de aniversário da entidade, demonstrei um pouco da minha profunda gratidão. 

Foi uma bela cerimônia, marcada pela homenagem aos veteranos – com mais de 80 anos de idade – que construíram a história da associação e, como eu, sentem um enorme orgulho do tanto que ela representa para a sociedade! #gratidãoextrema #ACCEMC70Anos #boasmemórias #grandeaprendizado”








Mel Tominaga
Jornalista - MTb 21.286
Fone: (11) 99266-7924

Postagens mais visitadas deste blog