Apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem emociona público na Sala São Paulo


A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, regida pelo maestro Lélis Gerson, emocionou o público na manhã deste domingo (05/08), na Sala São Paulo. 

O espaço é uma das principais referências em música clássica e instrumental do país e recebeu pela primeira vez os jovens músicos mogianos, que tocaram a “4ª Sinfonia” de Tchaikovsky, com cerca de 44 minutos ininterruptos, e o “Concerto para Trombone”, de Nikokai Rimsky-Korsakov.

Este foi o mesmo repertório apresentado pelos músicos durante sua apresentação na 49º Festival de Inverno de Campos do Jordão, ocasião em que a Orquestra subiu ao palco do renomado Auditório Claudio Santoro

O grupo contou com a participação do trombonista Ricardo Pacheco, como solista convidado, repetindo a parceria do festival. 

O público aplaudiu de pé a orquestra mogiana.

“É mais um grande orgulho para nossa cidade, uma apresentação como esta em um espaço consagrado como a Sala São Paulo. São 15 anos de um projeto vitorioso, que tem transformado o futuro de nossas crianças e jovens. Mogi das Cruzes é uma cidade com grande vocação musical e se destaca pelos mais de 11 mil alunos, que aprendem música em nossas escolas”, disse o prefeito Marcus Melo.

O concerto celebrou os 15 anos do projeto. 

O convite para esta apresentação na Sala São Paulo partiu do secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Romildo Campello, como reconhecimento do trabalho musical realizado em Mogi das Cruzes

Esta foi uma conquista histórica para todos do projeto, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Cultura.

Para o maestro Lelis Gerson, a experiência é um marco para a vida dos jovens músicos. 

“Todo músico quer estar nesta sala de concerto e muitas vezes, passa sua carreira inteira e não consegue. É uma emoção, estarmos aqui com nossos alunos, sendo que muitos têm pouco tempo de música, entre cinco e seis anos. Se apresentar nessa sala para eles é muito gratificante, uma experiência que vão levar para o resto da vida”.

Mogi das Cruzes se destaca no ensino de música com o projeto da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes e o Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, desenvolvido em 16 escolas municipais e que oferece o ensino de musicalização no horário de aula e ensino sinfônico no contraturno escolar. 

Pelo Pequenos Músicos, cada unidade escolar tem sua própria Banda Escolar, composta por alunos que mais se destacam no projeto.


Nesta terça-feira (07/08), às 20 horas, acontecerá mais uma edição do projeto Os Pequenos no Vasques, com a apresentação das bandas escolares do Cempre Dra. Ruth Cardoso, no Jardim Layr e a Escola Municipal Profª Guiomar Pinheiro Franco, no Jardim São Pedro. A entrada é gratuita. (Kelli Correa Brito)

Postagens mais visitadas deste blog