“Internet Para Todos”: prefeituras desmentem discurso de que o projeto pode atender ‘imediatamente’ a região do Alto Tietê

Nessa quarta-feira, 18, a reportagem do Jornal Oi questionou as prefeituras das maiores cidades do Alto Tietê sobre um cronograma para o início efetivo do programa “Internet Para Todos”.

Isso porque na terça-feira, 17, o ex-prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (PSD) afirmou que o governo federal, por meio do ministério comandado por Gilberto Kassab (PSD), estaria preparado para instalar (imediatamente) o projeto em todas as cidades do Alto Tietê.

Até o início da noite de ontem, as prefeituras de Suzano, Ferraz e Arujá se manifestaram sobre o assunto e deixaram claro que o Ministério da Comunicação estaria ‘forçando a barra’ ao dizer que as prefeituras já podem fazer a sua parte na implantação do projeto.

Arujá
O convênio da prefeitura de Arujá tem como foco a instalação de antenas nas seguintes localidades: São Bento, São Domingos, Chácaras Copaco, Vista Alegre, Condomínio Colinas Verdes, Granja Urupês, Jacarandás, Jardim Nippon Clube e Parque Lucelia.
Caberá ao município em momento oportuno, garantir as contrapartidas previstas no convênio, o que ainda dependerá da retomada do programa oficialmente, uma vez que em contato com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Setor de Convênios e Projetos da administração municipal foi orientado a aguardar as próximas deliberações do ministro Gilberto Kassab.

Suzano
Suzano se inscreveu no programa “Internet para Todos” com as indicações das regiões que necessitam de cobertura e foi contemplada com três antenas para o distrito de Palmeiras.
A expectativa é de que chegue aos serviços de saúde e educação e também em áreas rurais que ainda não têm Internet.

O município aguarda agora um novo pronunciamento e orientação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações sobre prazos para início do programa.

Ferraz
De acordo com a Secretaria de Administração de Ferraz, 46 antenas já foram instaladas, sendo que 35 já estão em funcionamento, mais dois servidores, cabos, além do software de gerenciamento. Vale destacar que independentemente do Programa Federal “Internet para Todos”, a prefeitura contratou uma empresa especializada para instalação e manutenção da Rede de Fibra Óptica que já está em operação e, outra, de Link dedicado de Internet de 1.600 mega ou 1,5 gigas bytes que também já está em funcionamento.

Com esses serviços, já foi instalada internet de qualidade no Paço Municipal, em todas as escolas municipais e, na maioria de outros órgãos administrativos externos, restando apenas as UBS’s que logo será finalizado. Após instalada a internet em todos os pontos desta Administração, será verificada a possibilidade de disponibilizar internet WI-FI para toda a cidade.

http://oidiario.com.br/internet-para-todos-prefeituras-desmentem-discurso-de-que-o-projeto-pode-atender-imediatamente-a-regiao-do-alto-tiete/

Postagens mais visitadas deste blog