'Internet para Todos' - Ministério analisa adesões ao 'Internet para Todos' na região - Derrubada de liminar no STF possibilita retomada de projeto do governo federal que oferece conexão a baixo custo

As prefeituras da região estão aguardando a avaliação e aprovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações nas áreas indicadas para receberem as antenas do programa "Internet para Todos"
 
As informações foram passadas pelos Executivos de Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Guararema, Poá, Suzano e Arujá e, após a autorização, caberá aos municípios garantir as contrapartidas previstas no convênio. 
 
As antenas do programa serão instaladas em áreas escolhidas e já enviadas pelas prefeituras à pasta federal. 
 
A instalação e possibilitará que a rede mundial de computadores chegue a lugares sem conexão.
 
O coordenador do PSD e ex-prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, responsável por intermediar a instalação do programa nas cidades do Alto Tietê e Vale do Paraíba, informou anteontem que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, derrubou uma liminar que suspendia a exploração civil do satélite brasileiro lançado em órbita no dia 4 de maio de 2017. 
 
Sendo assim, as antenas já podem ser instaladas nos municípios que fizeram adesão.
 
Diversas cidades do Alto Tietê receberão o programa desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, como de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz, Guararema, Mogi, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.
 
Em Mogi, a prefeitura comunicou que pontos selecionados para implantação do programa são Biritiba Ussú, Chácara Guanabara, Jardim Nove de Julho, Jardim Piatã, Parque São Martinho e Quatinga.
 
Já em Ferraz, a administração municipal informou que as antenas e demais equipamentos para o funcionamento do sistema foram instalados em toda a cidade. 
 
Em Guararema, a prefeitura divulgou que indicou os bairros de Luís Carlos, Lambari, Maracatu, Freguesia da Escada, Cerejeira, Lagoa Nova e aguarda a avaliação e aprovação das áreas indicadas, bem como a definição de quantidade de antenas que serão instaladas.
 
Na cidade de Arujá, a administração municipal comunicou que as instalações das antenas serão seguintes áreas: São Bento, São Domingos, Chácaras Copaco, Vista Alegre, Condomínio Colinas Verdes, Granja Urupês, Jacarandás, Jardim Nippon Clube e Parque Lucelia. 
 
Em Poá, a prefeitura informou em nota que, "as definições sobre o programa estão sendo realizadas e se pronunciaremos sobre o assunto em momento oportuno".
 
Por sua vez, Suzano informou que se inscreveu no programa "Internet para Todos" com as indicações das regiões que necessitam de cobertura e foi contemplada com três antenas para o distrito de Palmeiras. 
 
A expectativa é de que chegue aos serviços de Saúde e Educação e também a áreas rurais que ainda não têm Internet. 
 
O município aguarda um novo pronunciamento e orientação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações sobre prazos para início do programa.
 
De acordo com o governo federal, o serviço não será gratuito, mas será oferecido a preços reduzidos, devido aos custos para empresas manterem a infraestrutura de conexão.

*Texto supervisionado pelo editor.
Rinaldo Junior* - http://www.portalnews.com.br

Postagens mais visitadas deste blog