Alto Tietê - Semestre começa com índice positivo no emprego da indústria do Alto Tietê De acordo com pesquisa do Ciesp, em julho foram gerados 350 postos de trabalho. A variação ficou em 0,57%; acumulado em 12 meses porém está negativo em -1,49%.

Indústria de alimentos é uma que das que apresentaram desempenho positivo (Foto: Adriano Oliveira/G1)

Uma pesquisa divulgada pelo Centro da Indústria do Estado de São Paulo (Ciesp) nesta quarta-feira (16) apontou geração de 350 postos de trabalho em julho em oito cidades do Alto Tietê, um índice de 0,57%. O desempenho, de acordo com a diretoria do Ciesp em Mogi das Cruzes, foi o quinto melhor entre as 36 regiões industriais paulistas. O índice da região superou a média do Estado que foi de -0,08% e da Grande São Paulo, de -0,03. O acumulado em 12 meses, porém, está negativo em -1,49%.
A diretoria do Ciesp de Mogi das Cruzes atende a oito municípios: Biritiba MirimFerraz de VasconcelosGuararemaItaquaquecetubaMogiPoáSalesópolis e Suzano.
Ainda segundo o Ciesp, os setores que mais influenciaram positivamente o resultado foram metal, exceto máquinas e equipamentos (3,11%); máquinas e equipamentos (2,30%); veículos automotores e autopeças (0,71%) e produtos alimentícios (1,31%).
No ano, o Alto Tietê acumula um nível de emprego industrial de 1,10%, representando um aumento de aproximadamente 650 postos de trabalho. Apesar da recuperação, de acordo com o Ciesp, o acumulado dos últimos 12 meses ainda permanece negativo (-1,49%), o que corresponde a uma defasagem de cerca de 900 postos de trabalho.
“Nós tivemos em julho uma variação positiva em 12 dos 17 setores industriais pesquisados, o que aponta uma recuperação lenta, mas progressiva da indústria do Alto Tietê. Foi o melhor julho desde 2011 e isso dá um ânimo para os empresários e para os trabalhadores. Porém, ainda não dá para dizer que a crise passou e que os investimentos estarão de volta porque o ambiente político e econômico continua instável. Por isso mesmo, é inaceitável qualquer tentativa de aumento de impostos”, ressalta José Francisco Caseiro, diretor do Ciesp no Alto Tietê.
Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Postagens mais visitadas deste blog