LARANJA CHAMPAGNE

sitiodasaguias.blogspot

LARANJA CHAMPAGNE

5 Laranjas Champanhe em nosso pomar
Em 1999 moramos em uma casa alugada em Londrina/PR que tinha alguns pés de uma laranja super especial, de um sabor exótico e indescritível de tão gostoso. Conversando com o proprietário ele nos contou que era uma variedade nova chamada Laranja Champagne. Visitei alguns viveiristas e comprei uma muda que foi plantada no sítio de minha sogra e alguns anos depois acabou morrendo.

Desde então tenho procurado mudas desta laranja e recentemente, pela internet, descobri um viveirista em Brusque/SC que tinha mudas dela. Em nossa recente viagem para Curitiba passei por lá e comprei 6 mudas. Uma muda dei de presente para nosso amigo Dão lá do Centro de Vivências Nazaré e as outras 5 mudas trouxe para o Sítio das Águias e foram plantadas hoje.

São mudas enxertadas que tenho certeza irão frutificar rapidamente. Iremos cuidar com todo o carinho desta preciosidade. Acreditem quando digo: é realmente espetacular o sabor dela!

A primeira foto é de nosso plantio, já estão com mais de 1 metro de altura. A segunda foto é do blog da Neide Rigo que tomo a liberdade de transcrever aqui.

Blog Come-se da Neide Rigo:
http://come-se.blogspot.com/2007/08/laranja-champanhe.html

Achei intrigante minha mãe ter mandado de Fartura uma única laranjona embrulhada num saco plástico. Meio toranja, meio sem-cheiro e sem-graça, ainda mais sendo apenas uma. Tudo que vem do sítio, costuma vir em fartura, dúzias, pencas, cachos. Por isto liguei para perguntar. Que negócio era aquele de me mandar uma única laranja, com casca meio esponjosa ainda por cima? "Ah, veio do vizinho, é fim de temporada, mas consegui salvar uma para você experimentar". E que gosto tem, perguntei desconfiada. "Ah, você vai ver, é uma coisa única, maravilhosa". Corri pra cozinha e comecei a tirar a casca grossa e leve. Já começou aí a surpresa: um aroma de limão-cravo se desprendia a cada volta da faca. A cor da polpa é de laranja-lima e o sabor, um mix de tangerina com laranja-bahia. O nome talvez se refira à cor, mais clara que a maioria das laranjas. E o tamanho é o de uma grapefruit, mais de meio quilo. Comi a metade com o bagaço macio e fiz suco com o restante. Foi difícil aceitar a realidade de ter que comer apenas uma laranja, ainda que sendo grande. O sabor é mesmo único como resumiu minha mãe. Incrivelmente doce e super perfumada. Fui pesquisar e descobri que é uma variedade híbrida de laranja-bahia com tangerina-cravo, como notei, desenvolvida pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas). Finalmente um alento para os comedores de laranjas, saudosos das doces seletas e fragrantes bahias. E se tivesse mais delas, talvez ousaria um sorbet, uma musse, uma gelatina, um recheio, quem sabe um coquetel. Fica para a próxima safra ou para quando ela aparecer no mercado. Se a virem por aí, me avisem, pois virei fã.

Postagens mais visitadas deste blog