Visita do Papa Francisco deve bater recorde de fiéis do Santuário Nacional


Carlos Santos
Do G1 Vale do Paraíba e Região

Expectativa é que até 400 mil acompanhem o pontífice no dia 24 de julho.
Número também deve superar dias das visitas de João Paulo II e Bento XVI.

Veja as imagens do Dia da Padroeira em Aparecida (SP) (Foto: Carlos Santos/G1)
Recorde de público em um só dia no Santuário Nacional de Aparecida é de 245 mil fiéis, em 14 de novembro de 2010. (Foto:Carlos Santos/G1)

Caso se concretize a expectativa de ser acompanhada por até 400 mil fiéis, a visita no dia 24 de julho do Papa Francisco ao Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, vai superar o recorde de público já registrado na Basílica e do número de fiéis que acompanharam os papas João Paulo II, em 1980, e Bento XVI em 2007.

De acordo com a assessoria do Santuário Nacional, o maior público já registrado na Basílica não foi durante a visita de um pontífice. Em 14 de novembro de 2010, no domingo de um feriado prolongado, cerca de 245 mil devotos foram até a Basílica Nacional e este é o atual recorde de visitantes em um único dia.

Entre os dois papas que visitaram o Santuário, João Paulo II foi o que mais atraiu fiéis. Foram cerca de 200 mil peregrinos no dia 4 de julho de 1980. Já Bento XVI, que foi ao local em 13 de maio de 2007, atraiu cerca de 150 mil fiéis.
O cronograma da visita do Papa Franciscoao Brasil foi divulgado pelo Vaticano na última terça-feira (7). O pontífice argentino irá ao Santuário Nacional no dia 24 de julho e a expectativa da Igreja Católica é de que até 400 mil romeiros acompanhem o líder religioso.
Para o bispo auxiliar da arquidiocese de Aparecida, Dom Darci Nicioli, os romeiros não devem ter medo do espaço ficar lotado. "Eles podem vir com tranquilidade, porque o Santuário comporta com folga até 400 mil pessoas. Temos uma estrutura enorme e imaginamos que venham pelo menos 250, 300 mil fiéis para ver o Papa", afirmou ao G1.

Segundo dele, o carisma do novo Papa é um dos motivos para a alta expectativa de público. "Há motivações de sobra para isso [quebrar o recorde]. É a primeira visita internacional do Papa, primeira vez dele como Papa no Brasil e é um grande encontro de jovens. Além disso, o próprio Papa Francisco se mostrou um homem muito simples e isso cativou muita gente, muitos querem ouvir o que ele tem a dizer", disse Nicioli.

Cronograma
O Papa deve chegar a Aparecida por volta das 9h30 do dia 24 de julho. O cronograma prevê que o pontífice saia do Rio de Janeiro, acompanhado de uma comitiva com cerca de 40 pessoas, em quatro helicópteros, por volta das 8h15.

Assim que chegar ao templo católico, o líder máximo da Igreja Católica sairá do estacionamento da Basílica de papamóvel rumo ao Santuário para celebrar uma missa, que deve começar entre as 10h e 10h30. Ainda não está definido se a missa será campal ou mais ‘recolhida’, dentro do Santuário.

Logo após a missa, o pontífice seguirá de papamóvel para o almoço no Seminário Bom Jesus. À tarde, ele irá descansar e retornará de papamóvel até o estacionamento, por volta das 16h, para deixar a cidade. Ele deve repousar no mesmo quarto onde ficou hospedado o Papa Bento XVI em 2007.

Visitante ilustre
A visita do próximo dia 24 de julho não será a primeira do pontífice argentino à cidade de Aparecida. Em maio de 2007, ainda como cardeal, Jorge Mário Bergoglio, de 76 anos, esteve no Brasil para participar de um evento eclesial.
Durante a estadia na cidade, que é o principal destino turístico dos católicos no Brasil, o Papa Francisco ficou hospedado por 21 dias no Marge Hotel, no centro histórico de Aparecida. Em um livro de registros feitos pelos hóspedes ilustres que passaram pelo local, ele deixou uma mensagem: 'Peço que rezem por mim' - mesmo pedido feito aos fiéis na Praça de São Pedro no primeiro contato que teve com o público após ser nomeado Papa.

 Papa     inflaciona     diária   de   hotéis   de   Aparecida   em   até 232%




Postagens mais visitadas deste blog