Suzano - Mercadão pode ser construído em parceria com iniciativa privada





O Mercado Municipal de Suzano pode ser implantado por meio de uma parceria da Prefeitura da cidade com a iniciativa privada, que seria responsável por construir e gerir o espaço. Para avaliar a viabilidade da implantação do mercado a partir desse modelo de gestão, a administração municipal está realizando um estudo jurídico do tema.

Enquanto a Secretaria de Assuntos Jurídicos verifica como deve ser realizada a concorrência pública para a concessão do mercado, a pasta de Desenvolvimento Econômico busca modelos já implantados em outros municípios para que sejam adaptados para Suzano.


O objetivo da administração é que a unidade funcione como uma feira livre permanente, abrigando produtores de frutas, verduras, flores, itens agropecuários, dando preferência aos produtores da cidade. Além disso, oferecer também atividades de lazer, transformando o mercado em um ponto turístico da cidade.


"A ideia é que haja uma feira fixa para contribuir com o desenvolvimento dos produtores da cidade, além da população ter acesso fácil a esses produtos. E também que se torne um ponto para lazer e turismo, assim como acontece em São Paulo, com restaurantes e outras atividades", explica o chefe da pasta de Desenvolvimento Econômico, Rogério Simões. 
O secretário destaca ainda que a implantação do mercado tem o apoio dos produtores. 


"Há muito interesse da parte dos produtores. Queremos fazer tudo o mais rápido possível, já estamos trabalhando no projeto, mas é para os próximos anos. Temos que fazer um estudo de viabilidade para podermos buscar as parcerias".

Com o projeto finalizado, o próximo passo do setor é procurar empresas interessadas em participar da concorrência. Mas, Simões detalha que esse trabalho depende da finalização do processo.


"Temos que ter o projeto para divulgar a nossa ideia. Queremos que o mercado seja resultado de investimento da iniciativa privada, porque para a Prefeitura é inviável construir. Pode ser um prédio que já existe ou uma nova construção. O que for mais viável dentro do projeto a ser finalizado".

Postagens mais visitadas deste blog