Mogi das Cruzes - Fundo Social promove capacitação para geração de emprego e renda



Fundo Social promove capacitação para geração de emprego e rendaO Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes está com várias turmas de cursos profissionalizantes sendo realizados gratuitamente em diferentes pontos da cidade. As aulas são ministradas em parceria com entidades e associações de bairro e o principal objetivo é oferecer oportunidade de capacitação para a geração de emprego e renda.

Clique aqui e veja os Cursos de Geração de Renda


Neste ano, o Projeto Mãos na Massa já passou pelo Jardim Santos Dumont II, Conjunto Santo Ângelo e Jardim Santa Tereza, que realiza formatura no próximo dia 10 de junho. A partir da próxima semana, será ministrado também na Associação dos Moradores da Vila Estação. 

Já as aulas de corte e costura estão sendo realizadas no Distrito de Jundiapeba e no Jardim Piatã I. O Mãos na Massa ensina a fabricação de pães e bolos artesanais, enquanto o Corte e Costura ministra técnicas para a confecção de bolsa, sacolas ecológicas e outros produtos que podem ser comercializados.

Lançados neste ano pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes, os cursos de beleza do Espaço de Imagem Pessoal instalado no Centro Familiar Maria Medianeira, na Vila Nova União, entraram na fase prática. Depois de adquirirem todas as orientações teóricas necessárias, os alunos finalmente estão sendo preparados para o mercado de trabalho e aprendendo a fazer maquiagens, cuidar de unhas e cortar, escovar e colorir os cabelos. 

Segundo a professora Cristina de Oliveira, que ministra as aulas do curso de Assistente de Cabeleireiro, a prática é fundamental para a capacitação dos alunos. “Eles já aprenderam todas as noções de lavagem, escova, coloração, cortes feminino, masculino e infantil, além dos penteados. A fase atual é de praticar, uns nos outros, ou entre voluntários”, explica. Na última semana, 30 pessoas da comunidade puderam cortar os cabelos no local, sempre com orientação e supervisão da monitora.

Fabiano Camargo Franco, 41 anos, é o único homem no curso de Assistente de Cabeleireiro, que faz as aulas ao lado de 25 mulheres. Ela já trabalhou como escriturária, teve um negócio próprio, mas agora quer trabalhar na área de beleza. “Eu já fazia um curso de cabeleireiro masculino quando fiquei sabendo pela rádio sobre esta oportunidade oferecida pelo Fundo Social. Achei interessante, me inscrevi e estou muito satisfeito com o que estou aprendendo aqui. As aulas são ótimas, a professora é excelente e o aproveitamento tem sido muito bom”, elogiou. 

As alunas Michele Pereira da Silva, 18 anos, e Beatriz Neres, 28 anos, concordam. “Somos amigas e ficamos sabendo dessa oportunidade por outra colega, que está fazendo o curso de manicure. A área de beleza tem ganhando bom espaço nos últimos anos, então acredito que sempre haverá trabalho”, afirma Beatriz, que há trabalhou em salão de beleza e também é manicure. “Estou expandindo meus conhecimentos nessa área”, completa. 

O Espaço de Imagem Pessoal é um projeto de qualificação profissional na área de beleza que oferece capacitação nas áreas de Assistente de Cabeleireiro; Manicure e Pedicure; e Maquiagem e Design de Sobrancelhas.

“Fico muito feliz e grata em saber que os alunos estão aproveitando o curso e que, certamente, conseguirão trabalhar num futuro muito próximo”, comemora a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli. O Espaço de Imagem Pessoal foi montado em parceria com o Centro Maria Medianeira e também com a empresa Vult Cosmética.

Quem quiser participar de algum curso pode obter informações no Fundo Social de Solidariedade pelo telefone 4798-5143.

Postagens mais visitadas deste blog