Mogi das Cruzes - 100% dos pacientes serão atendidos no Luzia

Dat
Cleber Lazo
De Mogi
Daniel Carvalho

Hospital recebia apenas 70% dos doentes da região e agora é o único responsável
Os pacientes do Alto Tietê que necessitem de tratamento de quimioterapia serão atendidos, em sua totalidade, no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, a partir da próxima segunda-feira. 

Cerca de 30% do total de moradores da região com câncer que precisam passar por esse tipo de procedimento era encaminhado para o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), que fica na capital paulista. 

A notícia foi divulgada na tarde de ontem pelo secretário-adjunto de Saúde, Marcello Delascio Cusatis. Segundo ele, o atendimento integral será possível após a conclusão da reforma no setor de farmácia.

 "Alguns medicamentos utilizados na quimioterapia, mas que são bastante instáveis, corriam o risco de serem danificados, pois não havia um espaço chamado de capela. Ela foi construída, o que possibilitará o atendimento de 100% dos pacientes", garantiu Cusatis. 

Na semana passada, a assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde havia informado que "a reforma na farmácia para ´dispensação´ de medicamentos oncológicos estava em fase de conclusão".

 No entanto, por meio de nota encaminhada ontem, a pasta apresenta uma nova versão a da divulgada por Cusatis. "Neste momento, nenhum paciente da unidade passa por sessões de quimioterapia no Icesp. Somente no mês de abril, foram realizadas mais de 470 sessões de quimioterapia no Luzia".


Determinação 

A informação da totalidade no atendimento ocorre dias após o próprio Luzia confirmar que o tratamento oncológico tem início na unidade médica em até 15 dias após o diagnóstico. 

Dia 22 de maio entrou em vigor a lei federal que definiu o limite máximo de 60 dias para o atendimento específico da doença. 

O prazo máximo vale para que o paciente passe por uma cirurgia ou inicie sessões de quimioterapia ou radioterapia, conforme prescrição. 

Caso o período limite não seja respeitado, é preciso procurar a Secretaria Municipal de Saúde. 

As exceções para o atendimento em até 60 dias são para os casos em que o tratamento não é prescrito, câncer de pele que não seja melanoma e câncer de tireóide sem fatores clínicos. 

Postagens mais visitadas deste blog