Biritiba Mirim terá polo industrial que pode gerar 300 empregos


Duas empresas já estão confirmadas para se instalar no bairro do Sogo, às margens da Mogi-Salesópolis
DatBras Santos
De Biritiba Mirim
Daniel Carvalho
São duas áreas que se tornarão polo, uma de 19 mil e outra de 49 mil m²; uma das empresas produz macarrão
Biritiba Mirim contará em breve com um polo industrial com capacidade para gerar 300 empregos. O governo do prefeito Carlos Alberto Taino Júnior (PSDB), o Inho, investiu recursos próprios para desapropriar duas áreas que ficam na estrada do Sogo, no bairro do mesmo nome, às margens da rodovia Mogi-Salesópolis (SP-88) e próximo à divisa com Mogi das Cruzes.
"Um terreno que fica bem na margem da Mogi-Salesópolis tem cerca de 19 mil metros. O outro, que fica um pouco mais para dentro (da zona rural, pela estrada do Sogo), é maior, mede 49 mil metros quadrados. Essas duas áreas estão em processo de licenciamento na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)", explicou o prefeito.

As empresas que vão funcionar já são de conhecimento da administração municipal, mas não foram reveladas quais são. "Na área menor, está praticamente tudo certo para que se instale uma empresa produtora de macarrão. O outro terreno será ocupado por uma empresa maior. As duas, que quero ver funcionando antes do final deste mandato, deverão gerar até 300 postos de trabalho. Trata-se de um número muito significativo para uma cidade do nosso porte", argumentou Inho.
O prefeito antecipou que pretende desapropriar uma terceira área, na mesma região do Sogo, que também será destinada para a instalação de empresas com baixo impacto poluidor.

Rodoanel Rural
De acordo com o prefeito, a ampliação do mercado de trabalho e o aumento da geração de renda na cidade dependem de uma série de ações que estão sendo executadas e planejadas. A atração de empresas seria apenas um dos focos do governo municipal para acelerar o desenvolvimento econômico e social de Biritiba, que tem um território de 414 quilômetros quadrados e impressionantes 600 quilômetros (extensão estimada) de ruas, avenidas e estradas vicinais e rurais.
"Encontramos a maioria dessas vias em condições precárias, problema que afetava diretamente a produção e o escoamento dos alimentos. Conseguimos apoio do governo estadual para melhorar algumas vias e estamos trabalhando para recuperar e pavimentar outras estradas que formam o ´Rodoanel Rural´. Essas obras vão melhorar a vida dos produtores rurais e atrair novos investimentos para a cidade. Será bom também para os moradores e a circulação do transporte coletivo", disse o prefeito.
O reforço na segurança pública, segundo avaliação de Inho, será importante para o crescimento do comércio, para atrair novos investidores e para o bem-estar da população.


PM
O efetivo da Polícia Militar em Biritiba tem hoje cerca de 30 homens. Isso representa um policial para cada mil moradores. A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu um para 250 habitantes como uma proporção adequada para garantir sensação de segurança à população.

"Estamos pedindo ao governo estadual que aumente o efetivo. Para se ter uma ideia das dificuldades, até bem pouco tempo atrás, a PM só tinha uma viatura para tomar conta de toda a cidade. Recebemos mais uma. Mas não vamos ficar esperando. Estamos liberando uma área para instalar o Corpo de Bombeiros e vamos contratar cerca de 20 pessoas para atuar na Guarda Civil Municipal e na Guarda Ambiental", destacou.

Postagens mais visitadas deste blog