'É mito que homem tem mais desejo sexual que a mulher', diz especialista Para Denise Pires de Carvalho, nível de testosterona produzido por elas pode ser suficiente para estimular a vontade. Sexo traz benefícios à saúde.

GLOBONEWS
Segundo o filósofo Pedro Paixão, o sexo é como a Rússia: sempre superestimado ou subestimado, nunca avaliado em sua real importância e colocado em seu devido lugar. Especialistas concordam que a atividade sexual traz inúmeros benefícios para a saúde. “Existem trabalhos que mostram que o sexo frequente evita doenças cardíacas, pressão alta e até câncer”, destaca a psicanalista Regina Navarro Lins.
Para a professora de fisiologia do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Denise Pires de Carvalho, não ter relações sexuais não é saudável, a não ser que alguma doença impeça. “Atividade sexual é atividade física que, além do mais, dá prazer enorme. Então é óbvio que se preconize que, dentro do possível, se continue a atividade sexual”, afirma.
Globo News Saúde - Sintomas (Foto: Globo News)Sintomas de desejo sexual (Arte: Globo News)
O desejo pode ser dividido em etapas. A primeira delas é a percepção. Depois, entra a questão emocional. “O coração bate mais rápido, sua frio, sente calor... São sinais e sintomas de que alguma coisa aconteceu e você não consegue regular”, observa Denise. Uma transa, portanto, tem início antes do ato sexual. “Começa com uma mensagem, um telefonema, naquele conjunto de gestos, na forma como você pega na mão pela primeira vez. A transa é uma construção”, afirma o escritor e jornalista Xico Sá.
O antropólogo Roberto DaMatta compara o sexo com a atividade de um trapezista, que pode cair no chão, se tudo der errado, ou encontrar as mãos que farão com que a apresentação termine como o esperado. “Você está diante de você mesmo e do outro a quem você se entrega, o que é um risco enorme”, diz.
Apesar de a crença popular preconizar que os homens pensam mais em sexo do que as mulheres, mapeamentos cerebrais mostram que é um erro. “Não há identificação de áreas muito diferentes entre homens e mulheres. É um mito que o homem tem mais desejo sexual que a mulher”, aponta Denise. Segundo a professora da UFRJ, o baixo nível de testosterona produzido pela mulher pode ser suficiente para estimular o desejo.
Repressão sexual
Especialista em relações sexuais há 20 anos, Regina Navarro Lins acredita que, depois da miséria e da doença, o sexo é a maior fonte de sofrimento humano. “A repressão sexual sempre foi muito grande. Desde pequenininhas, as crianças aprendem que todo xingamento é ligado ao sexo. Então, vão criando uma ideia de que é sujo, perigoso, feio. Isso acaba gerando problemas e disfunções por conta de o sexo não ser visto como uma coisa natural, desejável e que faz bem”, conta.
Historicamente, as mulheres sempre foram mais reprimidas e educadas a apenas corresponder às expectativas dos parceiros. “Um número enorme de mulheres não têm orgasmo e não têm ideia de como ter. Então rapidamente fingem, achando que estão agradando os homens”, afirma Regina. A psicanalista ressalta que elas precisam de mais tempo de excitação para chegar ao orgasmo do que o necessário para que eles tenham a ereção e a ejaculação.
A única coisa que te leva para o céu sem um foguete é o sexo"
Roberto DaMatta, antropólogo
Outro assunto que preocupa muitas mulheres, sobretudo as mais velhas, é a menopausa, período em que há queda das taxas hormonais e pode haver uma diminuição do apetite sexual. “É uma grande mentira que a gente não tem vontade. A menopausa traz um alívio para a gente, porque você não precisa se preocupar com uma gravidez”, aponta a comissária de bordo e modelo de lingerie Jussara Kopper.
Muitas são as receitas populares para aumentar o apetite sexual. Uma das mais comuns é o consumo de bebidas alcoólicas. “Quando se ingere, o cérebro passa por um período de excitação no sistema nervoso central. Depois, aumenta o nível de álcool e passa a deprimir o sistema. Essas fases passam muito rapidamente”, alerta a professora de fisologia Denise Pires de Carvalho.
Seja qual for a fórmula adotada para estimular o desejo ou o tipo de relação existente entre os parceiros, a atividade sexual é importante para a saúde. “A única coisa que te leva para o céu sem um foguete é o sexo”, afirma Roberto DaMatta.

Postagens mais visitadas deste blog