VEJA - projetos do arquiteto Niemeyer que podem ser visitados.



Do G1, em São Paulo

De cima para baixo, o Memorial da América Latina, em São Paulo; o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói (RJ), a Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte; e o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. (Foto: G1 e Folhapress)De cima para baixo, o Memorial da América Latina,
em São Paulo; o Museu de Arte Contemporânea,
em Niterói (RJ), a Igreja da Pampulha, em Belo
Horizonte; e o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba
(Foto: G1,  Folhapress e Divulgação)
Dentro e fora do Brasil, existem muitos destinos onde é possível apreciar o trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu nesta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, aos 104 anos. Ele projetou edifícios com finalidades diversas, de residências a escritórios, passando por museus, teatros, espaços de exposição, entre outros. Alguns deles têm especial interesse porque podem ser visitados.
Em Curitiba, por exemplo, fica o Museu Oscar Niemeyer, projetado por ele, e que mantém uma exposição permanente de seus projetos, fotos e maquetes. Ao todo, o museu tem 17 mil metros de área de exposição.
Outro local de exposições e eventos com a assinatura do brasileiro é o Memorial da América Latina, em São Paulo. Inaugurado em março de 1989, ele foi criado para desenvolver nos brasileiros a consciência de integração com  os diferentes povos da América Latina, promovendo manifestações de criatividade.
A capital paulista ainda tem, no Parque Ibirapuera, outra amostra considerável de obras do centenário arquiteto: lá estão o Pavilhão da Bienal e o Museu de Arte Moderna (MAM). Passeando pelo centro da metrópole é ainda possível admirar o tamanho do Edifício Copan, um prédio residencial em forma de “S” datado de 1951.
Em Niterói (RJ) está um de seus edifícios mais conhecidos - o Museu de Arte Contemporânea. Ele faz parte do chamado Caminho Niemeyer, um complexo de edificações assinadas pelo mestre e voltado para a cultura e a religião. As obras foram distribuídas ao longo da orla da Baía de Guanabara, se iniciando pelo Centro da cidade. Entre as nove construções projetadas, estão o Teatro Popular, o Memorial Roberto Silveira, o Museu do Cinema e a Estação Hidroviária Charitas.
veja fotos das obras de niemeyer
Em Belo Horizonte, a dica é ir até a Lagoa da Pampulha e passear por suas margens, onde estão a Casa do Baile, o Cassino da Pampulha (hoje Museu de Arte), o Iate Clube da Pampulha e a Igreja de São Francisco de Assis. Esse templo religioso inaugurado em 1943 traz uma sucessão de abóbadas - duas principais que cobrem a nave e o santuário, e três secundárias, que incluem a sacristia e outros anexos. Na fachada principal, uma marquise reta conduz a uma torre na lateral. Neste projeto, Niemeyer usou primeira vez traços diferentes dos tradicionais em edificações católicas no país.
Congresso Nacional em Brasilia (Foto: Divulgação/Embratur)Congresso Nacional, em Brasilia
(Foto: Divulgação/Embratur)
Uma obra recente de Niemeyer na capital mineira é a Cidade Administrativa, nova sede do governo estadual, um complexo de edifícios inaugurado em 2010.
Brasília, no entanto, é a cidade do Brasil onde o turista interessado em conhecer seu legado pode se esbaldar. No Eixo Monumental, via principal da capital, é fundamental visitar pelo menos o Congresso Nacional, o Palácio do Itamaraty e a Catedral Metropolitana.
Sede da ONU, em Nova York (Foto: Basil Soufi/Creative Commons)Sede da ONU, em Nova York (Foto: Basil Soufi/Creative Commons)

Fora do Brasil
No exterior também há um número considerável de prédios do arquiteto. Em Nova York, está o edifício da sede das Nações Unidas, que foi danificado em novembro pela inundação provocada pela tempestade Sandy.
Em Paris, está a sede do Partido Comunista Francês. Em Le Havre, também na França, há um centro cultural de autoria de Niemeyer, conhecido como “Vulcão” por causa de seu formato.
  •  
Sede do Partido Comunista Francês, em Paris (Foto: PCF/Divulgação)Sede do Partido Comunista Francês, em Paris (Foto: PCF/Divulgação)

Postagens mais visitadas deste blog