Suzano e Poá também terão sistema nacional do Procon


Divulgação
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Diretores do Procon SP estiveram ontem em Mogi para uma visita
Mogi NewsMogi das Cruzes já conta com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), implementado ontem pelos técnicos da Fundação Procon São Paulo. Agora, as próximas cidades da região a receberem o cadastro são Suzano e Poá. O programa permitirá o acompanhamento das reclamações fundamentadas tanto pelo consumidor quanto pelo fornecedor. A expectativa é que a partir de agora as empresas passem a resolver os casos com mais rapidez e atenção. A unidade central, de Jundiapeba e Brás Cubas, receberam o programa que ainda está em fase de testes e deve começar a operar em janeiro.

O Procon de Mogi integra uma seleta lista de 25 unidades de São Paulo que passaram a contar com o Sindec. Agora, o órgão da cidade se tornou referência para os demais que atuam na região. Os Procons de Poá e Suzano estão na fase de capacitação e implantação do sistema que promete especificar as reclamações que chegam aos órgãos. "O nome da empresa que tiver uma reclamação fundamentada vai ficar neste cadastro nacional por cinco anos, caso o problema seja resolvido ou não. Isso não é bom para nenhuma empresa", avaliou o coordenador do Procon de Mogi, Isidoro Dori Boucault Netto.

O diretor executivo do Procon de São Paulo, Paulo Arthur Góes, e a diretora de relações institucionais, Regina Accorsi Lunardelli, acompanharam em Mogi a instalação do sistema, além de trazer um novo equipamento para o município. "É um software que será instalado em todas as máquinas. É um procedimento rápido e os servidores do órgão já foram capacitados para operar o programa", esclareceu Góes.
Ele afirmou que a partir de agora as informações que chegam ao Procon municipal poderão ser monitoradas e integradas ao cadastro do estado que é interligado com o nacional. "O Procon de São Paulo é pioneiro com o sistema de Informações Gerencias de Atendimento (Siga) que por convênio com o governo federal se transformou no Sindec", destacou o diretor.

A ideia é que os consumidores fiquem mais atentos às empresas que têm problemas registrados no sistema e evitem comprar nestes locais.
Conseguimos identificar a empresa por assunto da reclamação. Uma vez organizadas elas ficam a disposição para consulta", explicou Góes. A lista com as empresas que possuem reclamações fundamentadas é divulgada uma vez por ano pelo Procon.

Postagens mais visitadas deste blog