Secretaria de Educação apresenta prioridades para 2013



Valorização dos educadores é uma das prioridades do Estado


Alunos da rede pública estadual terão a possibilidade de cursar línguas no exterior, conforme desempenho. Os professores públicos estaduais também serão bonificados levando em consideração a estrutura da unidade de ensino e as condições sócio-econômicas dos alunos e região. Estas são algumas das novidades que o secretário estadual de Educação, Herman Voorwald apresentou no último (dia 04/12/2012) aos líderes de bancada na Assembleia Legislativa em reunião realizada na sede da pasta.
De acordo com o secretário, que passa a responder interinamente também pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), serão apresentados no início do ano os planos de carreira 2014 e 2015 para os professores. “Queremos organizar a Secretaria de modo que os professores sejam valorizados e tenham estrutura adequada de trabalho. O ensino em período integral também está inserido neste projeto e vai beneficiar sobremaneira os alunos, inclusive através de convênio com outros países para estudo de línguas estrangeiras”, disse Herman.
As propostas, que seriam apresentadas na tarde de hoje ao governador Geraldo Alckmin, deverão passar por aprovação na Assembleia Legislativa. Para o deputado Estevam, líder do Democratas, as novas ações representam um avanço na área da educação. “O sistema de bônus para os professores se torna mais justo e coerente. O magistério também será reestruturado, beneficiando o corpo docente. Estamos avançando na valorização do profissional e na melhoria da qualidade do ensino público”, afirmou.
Implantado em 16 escolas estaduais, o Ensino Integral será expandido para 54 unidades de ensino. A proposta é instituir gratificação de 85% sobre o salário-base dos profissionais que atuam nesta área. “A política salarial até 2014 prevê 42,2% de reajuste para 374 mil profissionais ativos e aposentados da rede, além de uma nova estrutura de cargos e salários que possibilita uma evolução salarial de até 183% ao longo da carreira para todos os professores, sem contar qüinqüênios e outros benefícios”, explicou o secretário de Educação.

BALANÇO   Na oportunidade o secretário estadual realizou breve balanço das ações executadas pela pasta neste ano nos principais projetos: Rede de Ensino Médio Técnico, Ensino Integral, ampliação do quadro de magistério e servidores, política salarial e plano de carreira, Programa Ler e Escrever, Acessa Escola, Cultura é currículo, Escola da Família, reestruturação administrativa da Secretaria e investimentos em obras.