Piloto Brasileiro de 21 anos é o mais jovem a concluir volta ao Mundo.


'Guinness' confirma recorde de piloto brasileiro que deu volta ao mundo

Do G1 Campinas e Região
'Missão cumprida', diz brasileiro após volta ao mundo em monomotor (Foto: Erlin Schmidt / G1)

O "Guinness World Records" confirmou o recorde do piloto brasileiro Walter Toledo, de 21 anos, como a pessoa mais jovem a dar avolta ao mundo, em menos tempo, a bordo de um monomotor. A expedição 'Brasil Voando Alto' começou no Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas (SP), e durou 60 dias. Ele iniciou oficialmente a viagem determinada pelo livro dos recordes no dia 8 de julho e concluiu o trajeto definido em 29 de agosto, quando pousou em Miami (EUA). Depois disso, o comandante retornou ao Brasil.
Walter Toledo sobrevoa a Groelândia (Foto: Walter Toledo )
Até então, a marca pertencia ao jamaicano Barrington Irving, que aos 23 anos completou a viagem em 97 dias, em 2007. O recorde de Walter Toledo foi atualizado na página na internet do Guinness após a resposta oficial divulgada há uma semana. O piloto aguarda o envio do certificado do Guinness. A marca estará registrada na edição 2014 da publicação impressa, já que a 2013 está nas livrarias.
Para comprovar a viagem, o piloto elaborou um dossiê com os planos de voos carimbados pelas autoridades aeroportuárias locais, o que comprova a passagem dele por cada ponto, além do passaporte, projeto completo da expedição, fotos, vídeos e uma série de documentos que comprovassem o percurso.
O piloto também lançará na quarta-feira (19) um livro de fotos da expedição Livraria da Villa, no Galleria Shopping, em Campinas. As imagens foram escolhidas com a ajuda de internautas pela página da expedição em uma rede social.
O piloto brasileiro Walter Toledo, de 20 anos, chegou no Aeroporto Campos dos Amarais, em Campinas (SP), na manhã deste sábado (1º), após completar sua volta ao mundo com um monomotor. Ele espera ser reconhecido pelo livro dos recordes "Guinness World Records" como o mais jovem a realizar o feito. Toledo iniciou a viagem em 3 de julho.

"Missão cumprida, graças a Deus consegui trazer o recorde para o nosso país", comemorou o piloto. O jovem foi recebido por cerca de 150 pessoas, entre amigos e familiares.

Expedição
A expedição "Brasil Voando Alto" durou 60 dias, mas o comandante concluiu o trajeto definido pelo livro dos recordes no dia 25 de agosto, quando pousou em Miami (EUA). Durante o percurso, Toledo percorreu 40,8 mil quilômetros e passou por 37 aeroportos de 12 países. Além disso, foram necessários 8,9 mil litros de combustível para 126 horas de voo, superar a burocracia do governo russo para abastecer a aeronave, além de aguardar pela passagem do furacão Isaac para retornar ao Brasil.
"Se não fossem estes problemas, poderia ter concluído a expedição com 20 dias a menos, talvez. Mas não tem problema, estamos muito felizes", falou Toledo.
O comandante reuniu imagens de GPS, registros de voo, carimbos nos passaportes dos países que passou, além de vídeos e fotografias produzidos por um amigo e vai apresentar o material à equipe do 'Guinness World Records', onde o projeto já foi inscrito, para buscar a confirmação do novo recorde.
A marca do piloto mais jovem a dar a volta ao mundo pertence oficialmente ao jamaicano Barrington Irving, que aos 23 anos completou a viagem em 97 dias, em 2007.
Piloto brasileiro Walter Toledo conclui volta ao mundo a bordo de monomotor (Foto: Walter Toledo / Arquivo Pessoal)
Início em Campinas
O desafio de realizar a volta ao mundo teve início no Aeroporto Campo dos Amarais, em 3 de julho. Toledo percorreu cidades do Brasil, Granada, Estados Unidos, Canadá, Groenlândia, Islândia, Escócia, Inglaterra, França, Alemanha e Rússia.

Durante a preparação para a volta ao mundo, o piloto realizou em maio uma viagem experimental para as Ilhas Malvinas, na América do Sul. A viagem durou quatro dias, sendo 28,5 horas de voo, para identificar possíveis dificuldades burocráticas na permissão de operação que podem ocorrer durante o projeto.


Postagens mais visitadas deste blog