Metade das cidades do Alto Tietê tem alto índice de raios, aponta Inpe



Com as chuvas se tornando cada vez mais frequentes daqui para frente e com a época de precipitações - começa em novembro e vai até abril -, a população precisa ficar mais atenta ao se abrigar das quedas d"água, em especial dos temporais.
Isso porque cinco das dez cidades do Alto Tietê têm alto índice de raios, conforme informou o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Entre os municípios onde mais caem raios por ano estão Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Arujá e Mogi das Cruzes.
De acordo com o órgão, o registro de queda de cinco raios por km² já é considerado alto. No entanto, os municípios apontados registram de 20,5 a 14,5 raios por km², o que é considerado "muito alto".
"É, de fato, uma região com alta incidência", observou o Elat. Mesmo o órgão apontando que os dados são referentes a um ranking de 2009 e 2010, eles "refletem uma média anual".
O Alto Tietê registrou dez mortes envolvendo pessoas atingidas por raios entre 2000 e 2010. Portanto é preciso tomar cuidado.
O pesquisador do Elat, Daílton Guedes, dá algumas dicas. "Evite transitar em área aberta (campo aberto) durante a tempestade. Aliás, é importante tomar este cuidado um pouco antes do início e um pouco depois do término da tempestade. Evite também entrar em piscinas nestes momentos. Não fique próximo a estruturas elevadas tais como torres, árvores, postes de eletricidade, e não toque em estruturas metálicas como carcaças, tubulação metálica, etc.".
ESTADOS Dentre todos os Estados, o de São Paulo está em 9º lugar onde mais raios atingem o solo. Por ano, são 2,31 milhões de raios. Entre 2000 e 2010 foram registradas 236 mortes em decorrência do fenômeno em terras paulistas.
No País, em uma década quase 1,4 mil pessoas foram vitimadas.
FORMAÇÃO Segundo o Elat, raios são descargas elétricas produzidas dentro das nuvens durante as tempestades. Em determinado momento, as cargas elétricas da nuvem e as cargas elétricas do solo se atraem e, quando as duas se encontram, o raio se forma.

Postagens mais visitadas deste blog