Empresa de transporte demite 50 funcionários em Itaquaquecetuba


Trabalhadores foram pegos de surpresa e saíram sem receber nada.
Empresa é responsável pelo transporte escolar da cidade.


Funcionários na porta da empresa Viação Primavera (Foto: Carolina Paes/G1)
Carolina Paes e Douglas PiresDo G1 Mogi das Cruze e Suzano

Funcionários da Viação Primavera, em Itaquaquecetuba, na região Metropolitana de São Paulo tiveram uma surpresa desagradável nesta quinta-feira (20). 50 deles foram demitidos pela direção da empresa. Sem saber o que fazer, o grupo se reuniu na porta da garagem. Boa parte deles colocou a culpa na prefeitura que estaria sem repassar o dinheiro à empresa. Segundo eles, a adminstração municipal está em débito com a Viação Primavera há 4 meses.
A empresa é responsável pelo tranporte escolar da cidade. Cerca de 80 escolas municipais são atendidas pelos ônibus. A empresa tem 80 carros: 40 pertencem a uma empresa terceirizada. Hoje, após a notícia, nenhum dos veículos saiu da garagem. "Há uns 15 dias nós ficamos sem trabalhar porque a empresa estava sem óleo disel. A situação já estava crítica faz tempo", diz o motorista Vagner da Silva. A Viação Primavera fica na Avenida Ítalo Adami, na região do Rancho Grande, em Itaquaquecetuba.
As aulas na rede municipal terminam nesta sexta-feira (21). Por conta disso, o prejuízo, por parte das crianças que dependem do transporte, será menor. "Saímos sem receber décimo terceiro e cesta básica. Desde 2009, a empresa vinha atrasando pagamentos", diz o funcionário Jesuíno Cavalcante.
Empresa
Às 17h50, o G1 entrou em contato com a empresa e conversou por telefone com um funcionário que se identificou apenas como Adão. Ele disse que também tinha sido demitido, mas estava de guarda na empresa em seu último dia de serviço. Questionado sobre a presença do proprietário da empresa ou de alguém da direção, Adão nos disse que o diretor, chamado João de Freitas já tinha ido embora.
Durante a tarde, o G1 também ligou por diversas vezes na assessoria de imprensa de Itaquaquecetuba para questionar sobre a falta de pagamento do repasse para a empresa, mas ninguém atendeu o telefone.

Postagens mais visitadas deste blog