Assembleia proibe venda de armas de brinquedo - SP


Em todo estado
Dat
Mayara de Paula
Deputado André do Prado é o autor do projeto de lei
Foi aprovado na Assembleia Legislativa o projeto de lei do deputado estadual André do Prado (PR), que dispõe sobre a proibição de fabricar, vender e comercializar armas de fogo de brinquedo em todo o Estado. 

Segundo a medida, aquele que infringir a lei fica sujeito a receber uma advertência por escrito, multa e até mesmo a suspensão de suas atividades por trinta dias ou cassação da licença de funcionamento, caso a infração persista.

Na avaliação do autor do projeto, a medida servirá para afastar as crianças dos brinquedos que podem incitá-las à violência. 

"Se uma criança se acostuma aos jogos baseados no uso de armas, aumenta a possibilidade de que a arma seja considerada um componente normal das relações sociais", disse o deputado.

"O nosso objetivo é coibir a comercialização deste produto e conscientizar os pais e responsáveis por crianças para que não comprem este tipo de brinquedo, pois é uma forma de incentivo da pratica de atos violentos. 

Queremos uma cultura de paz e uma das formas de alcançar essa meta é retirar esses objetos das mãos das crianças e ensiná-las que as armas e a violência só trazem mal para a sociedade", conclui.

O deputado justifica a criação da lei com base em um estudo recente que aponta o aumento da criminalidade no Estado em 2012. Os dados demonstram crescimento do número de homicídios, furtos e roubos. 

"Muitas tentativas de assaltos são realizadas por armas de brinquedos. Por isso, nosso intuito é conscientizar a população sobre as consequências negativas que este tipo de brinquedo pode trazer.

 Em tempos de uma busca incessante pela paz, não se justifica a existência de brinquedos que imitam armas, servindo aos meliantes como objeto de intimidação e de favorecimento ao delito", destaca.

Após a aprovação do legislativo, o projeto segue para sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e poderá virar lei estadual.

Postagens mais visitadas deste blog