Arujá e Guararema terão serviços do Samu em 2013


Cleber Lazo
De Mog
i
Erick Paiatto
Contrato foi firmado hoje, durante reunião realizada com os prefeitos em Mogi
Em quase 15 meses de operação, de 1º de outubro de 2011 a 25 de dezembro de 2012, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que na região recebeu o nome de Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure 192), realizou 65.675 atendimentos. O balanço tem como base os serviços realizados em Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis. Ontem, o consórcio regional da Cure ganhou mais dois integrantes: Arujá e Guararema. A previsão é de que o serviço passe a funcionar nestas duas cidades até fevereiro de 2013.
Para oficializar a entrada no consórcio, o prefeito de Arujá, Abel Larini (PR), membros do governo de Guararema e o prefeito eleito de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva (PR), estiveram ontem no gabinete do prefeito de Mogi Marco Bertaiolli (PSD) para assinar os termos de doação das novas ambulâncias. A coordenadora do Samu, Marly Inês dos Reis, e o secretário de Saúde de Mogi, Paulo Villas Bôas de Carvalho, explicaram como o Samu funciona e, ainda, deram detalhes de como ele será operado.

As duas cidades haviam sido incluídas no consórcio em 2011, mas aguardavam a chegada dos veículos. Serão cinco novas ambulâncias. Duas do modelo básico. Estas serão encaminhadas para os municípios recém-chegados. Outras duas ficarão como reposição de frota e reserva técnica. Há ainda uma no modelo avançado, que conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela permanecerá em Mogi, mas atenderá toda a região.

Com os novos veículos, o Samu regional passa a ter 13 unidades, 11 básicas e duas equipadas com UTI.

A inclusão das duas cidades aumentará a população beneficiada em 23%, passando dos 441.464 habitantes para 545.182. Arujá conta com uma empresa que presta o serviço de atendimento de urgência, porém, com a chegada do Samu, as ambulâncias municipais passarão a fazer ações como a remoção de pacientes. O atendimento de urgência ficará a cargo exclusivo da Cure 192.

Em agosto de 2012, o consórcio regional foi o primeiro entre os 157 Samus existentes no Brasil a ser qualificado pelo Ministério da Saúde por atender a uma série de requisitos. Entre os itens analisados estavam o tempo de resposta dos atendimentos, os motivos das chamadas, a localização e a distribuição das ocorrências. Com a qualificação, houve um aumento no repasse de mais de 60%, saindo de R$ 166 mil, para R$ 270 mil por mês.


Balanço
Mogi atende a maioria das chamadas registradas pelo Samu: 61.386. Biritiba registrou 2.670 ocorrências e Salesópolis 1.619. Do total de atendimentos, 3.341 estão relacionados à acidentes de trânsito. Foram 429 registros por atropelamentos e 819 ligações para socorrer vítimas de quedas. Cinco mil pessoas atendidas estavam desmaiadas ou tendo convulsões. Parada cardíaca responde por 244 telefonemas. Os enfermeiros e médicos também cuidaram de 626 mulheres em trabalho de parto. Dois bebês nasceram dentro da ambulância. Um deles ganhou o nome de Samuel, em referência ao nome Samu.

Postagens mais visitadas deste blog