Alto Tietê terá atendimento especial aos idosos


Deputado reivindicou ao governador atendimento prioritário ao Alto Tietê

O governador Geraldo Alckmin anunciou no último (dia 28/11) em solenidade no Palácio dos Bandeirantes o lançamento do Selo Amigo do Idoso. O objetivo é universalizar o atendimento às pessoas da terceira idade em todo o Estado. O deputado Estevam Galvão, que acompanhou a solenidade, reivindicou do governador a inclusão do Alto Tietê na lista das cidades prioritárias para receber os investimentos.
Sete cidades receberão inicialmente os investimentos do projeto Selo Amigo do Idoso, através de dois equipamentos públicos: o Centro de Convivência do Idoso (Biritiba Mirim e Santa Isabel) e o Centro Dia (Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Santa Isabel).
De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, o Centro de Convivência do Idoso está orçado em R$ 250 mil e terá 200 metros quadrados de extensão. Será voltado para o atendimento de Proteção Social Básica do idoso, realizando ações e atividades de caráter preventivo, contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo. “Será um espaço voltado para a interação do idoso com sua comunidade, assegurando um lugar de encontro para este público, com atividades esportivas, culturais e sociais”, explicou o deputado.
Já o Centro Dia, mais completo, custará cerca de R$ 500 mil por unidade e estará localizado em uma área de 400 metros quadrados, com capacidade de atendimento de até 50 idosos por dia. “Este local será voltado para o atendimento de idosos semi-dependentes, que apresentam limitações para o desenvolvimento das atividades da vida diária e que, devido às suas carências familiares e funcionais, não podem ser assistidos durante o dia em seus próprios domicílios. Os idosos passam o período diurno no equipamento e retornam para suas casas no final do dia. Trata-se de um serviço intermediário entre o Centro de Convivência e a Instituição de Longa Permanência para os Idosos”, detalhou Estevam.

MELHORIDADE  O Selo Amigo do Idoso faz parte do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria do Idoso, criada após apresentação de Projeto de Lei de autoria do deputado Estevam Galvão que autoriza o Executivo Estadual a criar uma Secretaria da Melhoridade, atendendo em sua amplitude as pessoas com mais de 60 anos, em conformidade com o Estatuto do Idoso. “O objetivo é universalizar o atendimento aos idosos. A ampliação dos Centros de Convivência e Centro Dia contribuirão muito para que as pessoas da terceira idade sejam bem atendidas em suas necessidades”, afirmou o deputado.

Postagens mais visitadas deste blog