Alto Tietê - Seis prefeitos eleitos no Alto Tietê descartam interesse em aeroporto



Seis dos prefeitos eleitos nas dez cidades da região para 2013-2016 descartaram ontem a intenção de pleitear ao governo federal a construção de um aeroporto nas respectivas cidades, incluindo as que possuem menos de 100 mil habitantes, um dos quesitos para fazer a solicitação.
Para os chefes dos Executivos de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Santa Isabel e Suzano, a falta de áreas, de "infraestrutura" e a proximidade com o Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos, seriam alguns dos principais entraves.
Nesta quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff (PT) divulgou que o governo pretende construir 800 aeroportos regionais pelo País em cidades com mais de 100 mil habitantes em um raio de 60 quilômetros de distância.
SUZANO O prefeito eleito Paulo Tokuzumi (PSDB) adiantou que não há interesse da sua parte em solicitar a obra.
Ele justificou que a cidade é próxima de Guarulhos e também leva em consideração que a extensão territorial é composta, em sua maioria, por áreas de preservação ambiental, o que impossibilitaria a obra.
SALESÓPOLIS O próximo prefeito, Benedito Rafael (PV), segue pensamento semelhante. "Aqui o terreno não permite, é muito irregular, sem falar nas áreas de preservação, que é a maioria. Mas, acho que Biritiba (Mirim) tem condições para isso. Facilitaria, inclusive, o acesso ao Vale do Paraíba e ao litoral".
Rafael mencionou a cidade vizinha pelo fato de lá já existir uma pista que serve para treinamento de pilotagem e voo. "Fica próximo de Mogi (das Cruzes), então, poderia ser levado em consideração. Para a região seria interessante, inclusive indiretamente para nós, para podermos explorar o turismo", destacou.
ARUJÁ Outro que mencionou Biritiba Mirim foi o prefeito de Arujá, Abel Larini (PR). Ele, que prontamente descartou o interesse - já que a cidade é vizinha a Guarulhos - enalteceu o fato do município citado contar com uma extensa área. "Se não contar esse fator de que a cidade precisa de mais de 100 mil habitantes, Biritiba seria uma ótima opção. Mas, claro, em Mogi também seria. Por que não a região receber um aeroporto se nosso PIB é interessante?", apontou o político, destacando a relevância econômica, que dá conta de que a região gerou um Produto Interno Bruto de R$ 25,9 bilhões em 2010, 13% a mais que em 2009.
POÁ Mesmo com mais de 100 mil habitantes e estando a 58 quilômetros do aeroporto mais próximo, o prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, disse que seria inviável um equipamento aeroviário. "Toda a área já está praticamente ocupada".
Apesar disso, o pedetista acredita, assim como Larini, que a região merece ser contemplada.
"O que importa é a região, não a cidade que poderá receber, porque, de uma forma ou de outra, vai trazer desenvolvimento".
ITAQUÁ O prefeito eleito Mamoru Nakashima (PTN) foi outro que descartou o interesse. "Não temos estrutura, sem falar que temos outras prioridades. Precisaríamos montar uma boa infraestrutura primeiro para quem sabe começar a pensar nisso. Quem sabe no futuro", atentou.
FERRAZ Mesmo a atual administração, do prefeito Jorge Abissamra (PSB), já ter pleiteado um aeroporto na cidade ao governo federal, o prefeito eleito para 2013-2016, Acir dos Santos (PSDB), o Filló, acredita que a possibilidade dela ser atendida é praticamente nula.
"Isso é uma grande fantasia. Muitas áreas estão ocupadas por invasões e não temos infraestrutura, nem mesmo geográfica. Portanto, não vou me aventurar. Vou gastar energia com projetos reais", destacou, referindo-se à topografia do município, bastante irregular, e a inexistência de áreas compatíveis.
SEM RETORNO As assessorias dos prefeitos eleitos em Biritiba Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes e Santa Isabel foram procuradas, mas não responderam. Mogi, inclusive, reivindica há alguns anos à União um aeroporto em uma área no bairro do Taboão.

Postagens mais visitadas deste blog