Alto Tietê - Plano viário, coleta de lixo e Agenda Metropolitana são metas para 2013





As metas para 2013 do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) é cobrar a agenda metropolitana e a questão da dispensa do lixo. O prefeito de Suzano, Marcelo Candido (PT), apontou ainda um terceiro item. Para ele, a criação de um plano viário regional é fundamental e o consórcio viabilizaria a vinda de recursos das outras esferas.
O vice-presidente do consórcio, o prefeito Sebastião Almeida (PT), citou como o mais importante o cumprimento da agenda metropolitana. "O passo mais importante foi o evento em Mogi das Cruzes, quando o governador (Geraldo Alckmin) e os 26 secretários, possibilitaram a agenda metropolitana. São as prioridades para a região", afirmou.
Para ele, o consórcio pode cobrar essas ações. "O Condemat pode fazer andar isto tudo. Será uma obsessão a ser perseguida", resumiu. Já o presidente da entidade, Jorge Abissamra (PSB), lembra também da questão do resíduo sólido. "Nossos aterros estão com suas vidas findantes. Temos que dar uma solução", ponderou.
O prefeito suzanense concorda que a questão do lixo deve estar na pauta de discussão de 2013, mas defende um plano viário regional. "Um plano regional é algo racional, porque existe o ponto de vista econômico e a região é entrecortada por rodovias. A solução pode vir via consorcio, que passaria a administrar os recursos", explicou.
Entre a administração está o limite para cada município, a fiscalização e execução da obra. "Desta forma, não fica cara para nenhuma cidade e há uma complementaridade, ou seja, não fica uma obra que se encerra dentro do município", acrescentou. Para Candido, as cidades brasileiras estão chegando a seu ápice de mobilidade urbana.
"As cidades criam gargalos. A Avenida Prudente de Morais não é um gargalo somente de Suzano, porque há fluxos de veículos de Mogi das Cruzes, de Poá. Não dá para ter um plano viário sozinho em função de recursos", alertou.

Postagens mais visitadas deste blog