ALTO TIETÊ - Cidades da região podem solicitar construção de aeroportos para União



O anúncio da presidente Dilma Rousseff (PT) de que o Brasil vai construir 800 aeroportos regionais em cidades com mais de 100 mil habitantes, 
aumenta as chances de o Alto Tietê conseguir viabilizar a construção do empreendimento. 
Cinco cidades da região têm possibilidade de receber um aeroporto. Duas delas já apresentaram projetos para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (Infraero) e para o governo federal.
Durante discurso na França, Dilma disse que em algumas regiões o aeroporto é a única forma de locomoção. A ideia é construir os projetos nas cidades com mais de 100 mil habitantes com, no máximo, 60 km de distância (veja mais na Página 5 deste caderno). “Vamos fazer 800 aeroportos regionais”.
Entre as cidades de Mogi das Cruzes e Guarulhos (aeroporto mais próximo da região), por exemplo, a distância chega a quase 50 quilômetros.
Tanto o município mogiano, quanto Ferraz de Vasconcelos já pleitearam a possibilidade de ter um aeroporto.
O prefeito de Ferraz, Jorge Abissamra (PSB), se reuniu com técnicos da Infraero e Mogi reivindica que uma unidade seja implantada na área do Taboão. 
A cidade está entre uma das mais cotadas para receber o terceiro aeroporto da cidade.
A construção dos aeroportos regionais fará parte do novo pacote de concessões do governo. O modelo de licitação seguirá os mesmos padrões dos três aeroportos já licitados, ou seja, 51% do controle acionário para a empresa vencedora da licitação e 49% para a estatal Infraero.
Na ocasião, a presidente falou de outros assuntos como investimentos em ferrovias e unificação de governos para o gerenciamento de portos.

Postagens mais visitadas deste blog