A Daniel Azulay - A Turma do Lambe Lambe


Daniel Azulay

Daniel AzulayNascido no Rio de Janeiro em 30 de maio de 1947, Daniel Azulay é desenhista autodidata, formou-se em Direito pela Universidade Cândido Mendes em 1969. Nessa época começou a publicar suas primeiras histórias em quadrinhos e cartuns em revistas e jornais.
Há mais de 25 anos desenvolve seu trabalho pioneiro aliando educação e entretenimento para o público infantil. Sua grande criação, a "Turma do Lambe-Lambe", cresceu em linguagem de quadrinhos e ganhou formato televisivo durante dez anos consecutivos, sendo apresentada em duas redes de televisão (Bandeirantes e Educativa).



Personagens

Turma do Lambe-lambeA turma do Lambe-lambe foi uma das grandes criações do Daniel, e vem influenciando gerações desde os anos 70.
Clique nos personagens para saber mais a seu respeito!
  • Pita
  • Xicória
  • Gilda
  • Piparote
  • Damiana
  • Ritinha
  • Professor Pirajá
  • Tristinho













Biblioteca Infantil
Daniel e os trapalhões
Para celebrar os 25 anos da Turma do Lambe-lambe, a gravadora Angels Records lançou o kit ALGODÃO DOCE PRA VOCÊ , com um CD com músicas inéditas e um VHS com dicas de Daniel para quem quer aprender a desenhar.
São 13 faixas, produzidas pelo próprio Azulay, junto com Leão Lebovich e Paulo Neto, das quais sete são inéditas. "Azulando" abre os trabalhos, com a apresentadora Eliana fazendo uma homenagem ao desenhista.
A apresentadora não pensou duas vezes quando recebeu o telefonema de Daniel para participar do álbum. O CD continua com o rock "Volta ao Mundo", o forró "Bicho Homem" e a dance "Pula Pula".  A idéia de Daniel é mostrar esse ecletismo musical e permitir que CD possa ser trabalhos em projetos pedagógicos das escolas, sendo educativo sem ser didático. O álbum se completa com o cravo "Brincadeira, o reggae "Livros" e a teatral "Dança das Caveiras". As músicas do antigo repertório – "Nó em pingo d’água", "Professor Pirajá" e "Chicória" – foram incrementadas pelos arranjos de Leo Guimarães.
Daniel Azulay começou em 1972 como caricaturista do Pasquim e outros jornais, até que em 1976 recebeu o convite da TVE para apresentar o programa A Turma do Lambe-lambe, que permaneceu no ar, por dez anos, sendo os últimos quatro, em rede nacional. Com a mudança do formato de programas infantis, que passaram a ter apresentadoras (Xuxa, Angélica), Daniel se dedicou mais às oficinas de desenho, abrindo franquias de seus cursos, montando uma rede que se espalhou por Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Sempre olhando para o futuro, o desenhista lançou uma coleção de CD Roms para crianças com recursos de multimídia, quando pouco se falava do assunto e tem o mérito de ter sido o primeiro a criar um alfabeto visual no mundo, se tornando uma referência no assunto.
Atualmente, Daniel mantém as oficinas de desenhos e planeja uma volta à TV, enfim realizando o desejo de vários pais, que acompanharam o trabalho dele durante todo esse tempo. "Quando eu tinha o programa de TV, os pais viviam me perguntando por que eu não dava um curso de desenho. Agora é o contrário: eu tenho a oficina de desenho e me perguntam quando eu vou voltar com o programa" - completa.










Fliporto 2010 - Entrevista com Daniel Azulay





Ratinho - Apresentador recebe Claudete Troiano e Daniel Azulay em quadro


Postagens mais visitadas deste blog